Cocorocó! O pied-de-poule é o padrão deste Inverno!
O padrão "pied-de-poule", em inglês "houndstooth" ou ainda "pé-de-galo" em português, é o estampadinho gráfico que está a inundar blusas, saias, vestidos e até acessórios como chapéus, sapatos e botas.
Este padrão mítico terá sido inventado pelos escoceses pois aparece nas lãs das Lowlands já no século XVIII. Desde os princípios do século XIX que começou a ser utilizado pelos melhores alfaiates de Oxford e de Nova Iorque.
Talvez por ter sido inicialmente relacionado com a alfaiataria masculina, este estampado quando aplicado num artigo feminino transmite uma elegância serena e poder. Coco Chanel que adorava inovar e utilizar padrões e cortes masculinos em moda feminina, utilizou o "pied-de-poule" (o padrão pequeno) e o "pied-de-coq" (o padrão grande) nas suas coleções contagiando a alta sociedade europeia de então.
Mas foi entre as décadas de 40 e 60 que o padrão do pied-de-poule se tornou rei e senhor da moda popular. O estilista Geoffrey Beane, na década de 60 desenhou vestidos de senhora com este padrão e foi uma absoluta loucura: todos os estilistas seguiram a tendência.
Na década de 80 o padrão voltou a aparecer, um pouco por todo o lado, popularizando-se na moda do pret-a-porter. Em 2003, o estilista japonês Yohji Yamamoto lançou uma coleção inteirinha baseada no "pied-de-poule" e "pied-de-coq", saias, vestidos, casacos, tudo! Também Christian Dior não escapou ao efeito gráfico hipnotizante e desenhou a caixa do perfume "Miss Dior" com este padrão.
E este ano? Como na moda tudo volta e se transforma, no desfile de Balmain o padrão pequeno "pied-de-poule" e o grande "pied-de-coq" foram os reis da passarele e não só em preto e branco, também em azul e rosa.
No departamento de sapatos e acessórios a estilista de sapatos mais trendy do momento Sophia Webster já lançou umas botinhas e uns sapatos combinando padrão com um bonito vermelho. A febre do padrão de galo já se globalizou e infetou as meninas "it" como Kim Kardashian, Lady Gaga, Paris Hilton...
Por isso já sabe, quando vir um "pied-de-poule", nem o deixe cantar... agarre-se logo a ele! Está na moda e fica muito bem combinado com cores sólidas e bases como o branco e o negro, mas também com cores fortes como o vermelho, o amarelo e o azul cobalto. Experimente!
Bota "Katy" de Sophia Webster
Propostas de Balmain: