top of page

Yeatman Hotel: Luxo Vínico e uma banheira cheia de espuma.

Estou na Cidade Invicta! Vim ao Porto para participar de um congresso e resolvi dar-me um miminho daqueles bem bons! Fico esta noite no Yeatman Hotel, em Gaia, um dos hotéis vínicos de luxo referência na Península Ibérica. Já cá estive num daqueles fins-de-semana românticos com o meu querido marido. Nessa altura tivemos tempo para dar longas caminhadas pela zona ribeirinha de Gaia, visitámos as diferentes caves do vinho do Porto que ficam mesmo ao lado, descendo uma íngreme ladeira.

Na altura, também nesta época do ano, tomámos o teleférico numa de turistas, convencidos que íamos atravessar a ponte e acabar do outro lado do rio, na ribeirinha do Porto e qual não foi o nosso espanto quando terminámos o trajeto em cima da ponte... mas ainda do mesmo lado do rio! Santa Ignorância!!! Que risota!

Desta vez não vou ter tempo para escapadas românticas, venho por trabalho, mas ao menos posso desfrutar das bonitas vistas panorâmicas sobre a cidade e de todo o ambiente vínico que emana dos ambientes do hotel. Do outro lado, temos o velho casario multicolor da cidade do Porto, a bonita ponte e uma miríade de reflexos de luzes e lanternas nas águas inquietas do rio Douro. Hoje anoiteceu cedo, já por volta das 17:20 começou o céu a escurecer. Mas de repente, a chuva parou por momentos e então como um milagre do Senhor, saiu um rasgo de luz laranja entre as nuvens carregadas. Foi como se um pintor polvilhasse de patine dourada as casas e as formas arquitetónicas da ribeira.

Aproveitei para ver o espetáculo de cores desde a varanda panorâmica do quarto. Sentei-me tranquila na mesa e nas cadeiras de exterior, combatendo o friozinho de Novembro com um chá quente inglês, deixei os papeis do discurso de lado espalhados pela cama e fiquei em silêncio a empapar-me da poesia que a cidade me estava a oferecer. Maravilhoso.

E até tive companhia... um gatinho de olho meigo veio visitar-me...

Depois já em modo de evasão absoluto, enchi a banheira com água quente e os produtos da Caudalie (os amenities do Hotel e marca de assinatura do Spa) e meti-me lá dentro para me esquecer de mim e do mundo! Depois de 8 horas de comboio (sim...sim... houve atrasos e trabalhos nas linhas... nem vos conto) e dias inteiros de trabalho a fio (trabalho, doutoramento, família, preparando uma mudança de casa e sem tempo de pesquisar para o blog) haverá algo melhor que ter tempo para cuidar da nossa alma? Hoje vou ficar por aqui. Desfrutar do quarto, do silêncio e das vistas impressionantes.

Este hotel tem um conceito único. Todos os quartos estão bautizados e decorados em conjunto com um parceiro vínico. Um produtor ou uma garrafeira de renome é responsável por exibir aqui as suas melhores garrafas, rolhas, fotografias das herdades, livros com explicações sobre o seu vinho. O resultado é um quarto que fala connosco, que nos conta histórias sobre as gentes que fazem as colheitas, e transmite-nos experiências que nos transportam às herdades, à vindima, ao pisar da uva, ao provar do vinho novo e até ao cheiro das barricas.

Aqui também há duas outras experiências que não se devem perder: o maravilhoso restaurante com estrela Michelin e um spa com inspiração vínica o "Vinothérapie Spa by Caudalie". Como hoje estou sozinha e não me apetece vestir para jantar vou ficar mesmo por aqui e pedir uma daquelas comidas que nos sorriem... tipo sanduíche club com batatas fritas... comida em roupão e em cima da cama! (lol! sou uma eterna miúda...)

Da outra vez que estive aqui com o marido jantámos no "Yeatman Restaurante" e recordo a experiência com bom grado, excelente gastronomia e serviço impecável. A decoração é linda, ambiente requintado e as grandes janelas oferecem a todo o momento a vista panorâmica sobre a cidade do Porto. O desfile gastronómico elaborado pelo jovem Chef Ricardo Costa decorreu com primor e atenção ao detalhe. Na altura não tinha nem blog nem esta (nova) mania de andar a fazer fotografias a tudo. Aliás, lembro-me que nessa ocasião havia uma família brasileira na mesa ao lado que faziam fotografias a tudo o que chegava à mesa... as manteiguinhas, os amuse-bouche, os cestinhos de pães, as entradas, os pratos, as sobremesas, os petit-four do café, ohhhh! Nessa noite eu e o meu marido ficámos altamente divertidos com toda aquela agitação, e hoje em dia sou eu que faço fotografias a tudo!!! Não se pode criticar... todos temos telhados de vidro!

A outra experência é o templo do hedonismo por excelência, o "Vinothérapie Spa by Caudalie". Mas ainda não é hoje que o vou conhecer... quando acabar o banho vou voltar ao trabalho... Mas talvez amanhã depois do congresso faça uma visita de inspeção... por mim e por si!

Sobre o Blog

Sobre Mim

Um blog sobre a essência do bom viver. O Avenida Chique é um blog português sobre viagens, turismo e gastronomia para quem desfruta com os grandes prazeres da vida: restaurantes de eleição, hotéis e spas, os melhores vinhos e cocktails, viagens cá dentro e lá fora, artes e cultura. 

Seja muito bem vindo/a ao 

Avenida Chique!

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Gris
  • Google+ Clean Gris
  • Twitter limpio gris

Advertisement / Publicidade

Posts Relacionados

bottom of page