top of page

Ho Chi Minh e Phò bò, o líder, a sopa e outras impressões de Hanoi. Vietname.


Se ontem foi dia de visita à cidade e às pessoas, hoje pegamos no guia de viagem e vamos fazer as visitas aos templos e monumentos mais famosos.

Parada obrigatória em Hanoi é a visita ao mausoléu de Ho Chi Minh (antigo líder do Vietname) e à sua residência de Verão, um edifício de estilo colonial que usava para alojar aos emissários estrangeiros. Conta a História que Ho Chi Minh usava uma pequena casa de madeira, que se encontra junta ao lago, onde crescem umas árvores com raízes que lembram pequenos bu­das.

Nas avenidas junto ao Mau­soléu, encontramos vendedores de frutas exóticas e barbeiros que fazem os cortes de cabelo e barba nos seus stand improvisados: uma cadeira de plástico e um es­pelho pendurado de uma árvore.

Ao almoço provei um dos pratos nacionais, a Phò bò, uma aromática sopa com caldo de pei­xe, noodles de arroz transparen­tes e finas fatias de carne de vaca, cebolinho e uma porção de sticky rice. A experiência gastronómi­ca é amenizada pelo observar do vai e vem dos tuc-tuc, motas ou bicicletas com atrelado para turistas. É frequente ver mulheres transportando aos ombros uma cana de bambu onde equilibram dois grandes cestos de frutas, ovos ou qualquer outra mercado­ria. Passamos por lojas de fruta, verduras frescas e grandes molhes de coentros, cebolinho, gengibre e alho-francês.

Cheira a incenso dos templos e dos pequenos altares budistas que todas as lojas, bares e restaurantes têm à entrada, mas o aroma do­minante é um aroma ligeiramente fétido, a fritos, a molho de peixe e a esgoto. O mito urbano que Ásia cheira diferente é aqui plenamen­te confirmado. Ao cheiro junta-se a humidade, e o constante buzi­nar de carros e dos motores das motas.

Em Hanoi vivem 7 milhões de pessoas e 4 milhões de motas. A maioria das casas são pequenas e velhas. Quem pôde construir nos últimos anos, escolheu um tipo de arquitetura peculiar: as casas são muito estreitas, como se alguém agarrasse numa casa europeia e a esticasse para cima, com três ou quatro andares, onde coabitam várias gerações da mesma família. Existe o costume de pendurar a roupa em varões ao sol e de realizar as lides diárias na rua: cozinhar, lavar os pratos e a roupa, tudo se faz no passeio. Eles e elas sentados nos peque­nos banquitos de plástico ou de cócoras, grelham carne, peixe ou cozinham arroz.

Como em quase toda a Ásia, no Vietname também existe uma devoção quase religiosa por tecnologia. Na praça ao lado da Catedral de São José, no quarteirão francês, acumulam-se grupinhos de jovens rendidos aos Iphones e aos Samsungs, não falam, passam o tempo enviando mensagens ou surfando na inter­net...

Sobre o Blog

Sobre Mim

Um blog sobre a essência do bom viver. O Avenida Chique é um blog português sobre viagens, turismo e gastronomia para quem desfruta com os grandes prazeres da vida: restaurantes de eleição, hotéis e spas, os melhores vinhos e cocktails, viagens cá dentro e lá fora, artes e cultura. 

Seja muito bem vindo/a ao 

Avenida Chique!

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Gris
  • Google+ Clean Gris
  • Twitter limpio gris

Advertisement / Publicidade

Posts Relacionados

bottom of page