La Cornue: o cadillac dos fogões de sonho.
Há quem goste de conduzir o superlativo. E por isso colecionam carros clássicos ou escadalosamente desportivos. E há quem goste de cozinhar no superlativo. Essas pessoas não se contentam com uma cozinha moderna, cheia de funções e placas de indução, woks ou placas a gás. Têm um nome em mente: “La Cornue", ou seja o cadillac dos fogões de sonho.
É uma obra de arte funcional e que não pertence só aos famosos de Hollywood, pois já os vi instalados em várias cozinhas de vilas e moradias portuguesas aqui pela Quinta do Lago ou em Cascais.
Se eu tivesse um fogão destes, acho que no primeiro mês sentava-me a olhar para ele com um copo de Pinot. Não deixava ninguém tocar-lhe, e muito menos cozinhar! Ficava ali a admirar os cromados, as linhas, a descobrir as milhares de funções e possibilidades. Depois imaginaria o ritual da cozinha, a adrenalina e o prazer da preparação, o calor e o cheiro da chama, os aromas dos preparados.
Depois um dia, abriria o meu livro de “Pantagruel” ou os recortes deixados pela minha mãe, punha um aventalzinho bonito e começaria a cozinhar até engordar toda a família pelo menos 10 quilos! Porque quem é que tem um fogão destes em casa e não deseja transformar-se numa Martha Stewart?
La Cornue é uma casa Francesa, em função desde 1908 e produz os fogões mais bonitos e eletrodomésticos de luxo para amantes da cozinha e do bom vinho.
O bebé da foto chama-se “La Cornue Gran Palais” e é feito artesanalmente em ferro, alumínio, cobre e pintura em porcelana. São configuráveis, mas o tradicional vem com dois fornos, um elétrico e outro a gás, vários discos a gas incluindo um prato em pedra de lava para os grelhados e pratos elétricos.
Não são uma ode à arte de viver e ao prazer gastronómico?
Mais informação:
http://www.lacornue.com
Segundo investiguei, em Portugal não há distribuidor oficial. Parece que a agência La Cornue mais próxima está em Barcelona. Contato: Ariana De Salvador:+34934186791
Mas para um fogão destes eu vou mesmo é a França, certo???