top of page

"E Deus criou o Beach Bar" Club 55, um salto à Riviera Francesa.

O "Club 55" fica na praia de Pampelonne, Ramatuelle, em Saint-Tropez. Começou a ser conhecido nas décadas de 50 e 60 quando a "it-girl" do cinema francês de então, a inesquecível Brigitte Bardot veraneava naquelas praias. Atrás da atriz vieram os jornalistas, os fans, jovens milionários e famosos. E assim em 1955 (de aí o nome) nasceu de um bar rústico em madeira, velas de barco e canas, o "beach bar" mais mítico de todos os tempos: o "Club 55"

avenida chique, praia, viagens, riviera francesa, gourmet, champanhe, viajar, saint-tropez

S.W. É o último fim de semana oficial do Verão e está a chover. Estou furiosa. A chover. Recuso-me a aceitar, porque eu tinha planeado aproveitar os últimos raios de sol estivais em grande e afinal tive que cancelar tudo e ficar em casa. O meu marido é que não tem medo da chuva e lá foi ele passar o fim de semana com os amigos no encontro nacional da Harley-Davidson em Évora. Relutante, vou celebrar este ultimo fim de semana de Verão de outra maneira... Primeiro: vou começar já a fazer planos para o próximo Verão. E depois, vou na mesma para a praia, caminhar e apanhar chuva na cara que é sempre uma experiência libertadora para a mente e para o espírito...

Mas antes vou dedicar o post de hoje ao "Club 55" simplesmente o "beach bar" mais famoso do mundo. Já ouviu falar? Então venha lá comigo mergulhar em borbulhas de champanhe....

O "Club 55" fica na praia de Pampelonne, Ramatuelle, em Saint-Tropez. Começou a ser conhecido nas décadas de 50 e 60 quando a "it-girl" do cinema francês de então, a inesquecível Brigitte Bardot veraneava naquelas praias. Atrás da atriz vieram os jornalistas, os fans, jovens milionários e famosos. E assim em 1955 (de aí o nome) nasceu de um bar rústico em madeira, velas de barco e canas, o "beach bar" mais mítico de todos os tempos: o "Club 55".

A lenda urbana conta que em 1955, enquanto se filmava o "Et Dieu… créa la femme" (E Deus Criou a Mulher) Roger Vadin, o diretor, encarregou a um pescador um almoço de praia para a equipa de filmagem... e aí, nasceu a ideia "E Deus criou o Beach Bar".

Desde os 60 até hoje pouco mudou. Continuam a vir atrizes, modelos, empresários, private bankers, membros da monarquia, futebolistas, enfim, celebrities e todo o tipo de pessoas com muito poder, influência, êxito, títulos nobiliárquicos ou dinheiro (muuuuito dinheiro). Para lá chegar há duas opções: ou vem de barco desde a marina de Saint-Tropez e fundeia na baía de Pampelonne ou vem de carro, porque fica apenas as 12 km da cidade. O que eu não sabia é que esta curta distância se pode tornar numa viagem infernal. Especialmente em Julho e Agosto, o trajeto pode demorar mais de duas horas. Trânsito, trânsito e mais trânsito. O calor aperta lá fora e os nervos crescem dentro do carro, por mais forte que seja o ar condicionado. No entanto estamos entretidos a observar os poderosos carros que se passeiam nessa estrada, reluzentes e recheados de louras estonteantes.

Para reservar mesa, a espera é de várias semanas e há quem o faça com meses de antecedência. Para além disso, são os próprios donos do Club 55, Patrice Colomon e a sua equipa que decidem se querem ou não dar-te uma mesa. Tudo depende de quem és e de quem conheces. O lema é "Aqui o cliente não é Rei, é um amigo." Tive a sorte de ir com uma "insider", uma amiga que veraneia aí há anos e que conhece bem a cultura não escrita dos lugares de moda da Riviera Francesa.

Finalmente, depois de uma viagem stressante chega-se à entrada do "Club 55". Um "valet-parking" abre-nos a porta e oferece-se para estacionar o carro. Ainda bem, o parking está repleto e não creio que fosse capaz de enfiar-me num espaço minúsculo entre um "Maybach" e um "Aston Martin". Reparo que existem várias matrículas com o selo de uma família real árabe. Carros excecionais que nem sequer conheço a marca. As nacionalidades das matrículas revela ou que se está a celebrar um "international summit" (duvido), ou simplesmente que existe uma variedade incrível de nacionalidades a veranear no mítico "beach bar" (é mais isto).

E vale a pena? Pois sim. A partir das 6 da manhã os empregados do Club 55 já limparam as espreguiçadeiras, as camas e alisaram o fino areal. Tudo tem que ficar pronto para receber os veraneantes de luxo. Se chegar cedinho a água é cristalina e a areia não terá uma única pegada.

Mas quando chegámos já o horizonte marinho estava cheio de Iates que vieram passar o dia. O "Club 55" tem um pontão e um serviço de água-taxi para os clientes que chegam em barco. Um capitão de mar ordena aos iates como devem fundear, porque os ventos do Mediterrâneo podem levantar de repente e é preciso ter cuidado. Aí sobre o meio dia é ver o corre-corre das pequenas embarcações que vão buscar os agraciados clientes para virem almoçar e passarem o resto do dia na praia a socializar...

O preço das espreguiçadeiras de madeira branca e lonas azuis clarinhas é cerca de 75 euros por dia. Coisa que não me parece exagerada, já que pode estar deitado ao lado de qualquer celebridade, seja George Clooney, Eva Longoria, Karl Lagerfeld, Puff Daddy, Kate Moss, Madonna ou Paris Hilton. Ora por 75 euros não me importava que o George Clooney metesse conversa comigo! (Ok... sonha, menina!)

Mas claro que o Sr. Clooney nunca meterá conversa comigo porque aqui, a oferta de glamour feminina é da mais requintada possível. É aqui que se passeiam os biquínis e fatos de banho das passerelles. Corpos cuidados, sorrisos fascinantes. Este ano, o grande "hit" foram as versões do Mazzy de Agent Provocateur em cores berrantes e com muitas tiras. Portanto já percebem que o pobre do Clooney estaria mais ocupado a olhar para as "agentes" do que para reparar na minha "inteligência provocadora" :)))))

Depois do banho de mar apetece tomar um duche de água doce. No "Club 55" a cabine de duche é em madeira, aberta em cima e lembra uma casa de banho improvisada numa ilha deserta. É um charme. Simples. Autêntico.

O restaurante é de estilo informal e oferece um serviço atento. Uma raridade na Riviera Francesa, onde a maioria dos bares e restaurantes oferecem o serviço mais arrogante do mundo. É de propósito. Parte do charme desta região é precisamente a mítica arrogância "très chic"... Mas eu cá prefiro ser bem tratada (quem não?).

A decoração é realmente simples. Sem frufrus de nenhum tipo. As mesas e as cadeiras em madeira pintada de branco. Alguns bancos feitos em ramos de árvores pintados. As mesas estão cobertas com toalhas azuis celestes com florinhas e resguardadas do sol e do calor pelos ramos das árvores e um teto em caniço, velas de barco, algumas ventoinhas. Os centros de mesa são simples pétalas de flores. Se estivéssemos aqui sozinhos até parecia que estávamos num cenário improvisado em alguma ilha deserta.

A carta (só em francês) não decepciona: uma boa seleção de sushi, peixe grelhado, mexilhões, presunto com melão, camarões tigre com molho manteiga, escalopes milanesa, bifes grelhados e saladas. Destaco a "Artichaut Vinaigraitte" para comer à mão e chupar-se os dedos, o "Hamburger à cheval" fina carne de vaca e ovinho estrelado a galope, a "Salade Niçoise", a "Anchoiade" ou o "Panier de Crudités" uma gigante seleção de verduras frescas e crocantes, ovos cozidos e uma maravilhosa maionese caseira: perfeito para começar uma refeição.

Também existem sobremesas fantásticas, como a famosa "Tropézienne", uma tarte típica de Saint-Tropez feita em brioche e com dois tipos de creme e aqui, recheada com morangos... como é possível resistir? Mas deve ser tudo em porções reguladas, porque ninguém quer mostrar barriguinhas nesta montra informal "do ser e do parecer".

No campo das bebidas, o Champanhe continua a ser o grande rei das festas de praia em Saint-Tropez. A moda deste verão foi o Moet Ice Imperial, a garrafa branca com um champanhe mais doce servido em copos grandes, com gelo e frutas vermelhas. O "Club 55" tem os seus próprios "seau à champagne" baldes em inox para vinho e o champanhe com o logo do bar e que se tornaram eles próprios, objeto de desejo! A carta de bebidas destaca os bons vinhos rosés e brancos da região e encontramos ainda lugar para os clássicos mojitos e sangrias.

Para além do restaurante e do bar, no "Club 55" existe também uma loja onde se pode perder pelo menos uma hora a escolher acessórios d praia para si, para a sua casa ou barco. Uma infinidade de colares, pulseiras com conchas, almofadas, cestos, lenços e os famosos pareos de Saint-Tropez usados quer por homens, quer por mulheres.

As famílias viajam sempre com as nannies. Contei 25 crianças e pelo menos 15 nannies. As senhoras quase todas lindíssimas e vestidas nesse estilo bohème-chic, saídas de praia em crochet, seda e apliques dourados ou pedras... Algumas adoptam o estilo "celebrity" com grandes óculos de sol, chapéus e jóias... outras, simplesmente vestidas em linho branco. Os cavalheiros andam normalmente com as seus calções Vilebrequin e camisas de linho.

Mas aqui também identifiquei algumas nannies para rapazes crescidos, vêm com uniforme estandardizado: biquínis minúsculos mas com classe e olhares lascivos caça milionários. Tenha cuidado, não deixe o marido à solta, porque a concorrência não perdoa!

Na Costa Riviera existem muitos outros "beach clubs", mas este é talvez o mais original e autêntico. Já sabe, no próximo verão comece por aqui, mas não deixe de passar também nos outros... Tropezina, Plage de L'Orangerie, Millesim Beach, Manureva, Tahiti, Bora Bora, Moorea, Pago Pago, Cap 21 - Les Murenes, Key West Beach, Neptune Plage, Les Palmiers, Coco Beach, Plage des Jumeaux, Polynesie...

... esqueci-me de algum?

Informação Útil

43 Boulevard Patch, 83350 Ramatuelle, Francia

Tel: (+33) 494 555 555

O Club 55 está aberto diariamente de Abril a Novembro e o almoço serve-se entre as 13:00 e as 16:00. Reserva essencial (depois não diga que eu não avisei!)...

avenidachique1.png
avenidachique6.png
avenidachique4.png
avenidachique2.png
avenidachique3.png
avenidachique9.png
avenidachique8.png
avenidachique7.png
avenidachique5.png

avenidachique12.png
avenidachique11.png
avenidachique10.png

Sobre o Blog

Sobre Mim

Um blog sobre a essência do bom viver. O Avenida Chique é um blog português sobre viagens, turismo e gastronomia para quem desfruta com os grandes prazeres da vida: restaurantes de eleição, hotéis e spas, os melhores vinhos e cocktails, viagens cá dentro e lá fora, artes e cultura. 

Seja muito bem vindo/a ao 

Avenida Chique!

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Gris
  • Google+ Clean Gris
  • Twitter limpio gris

Advertisement / Publicidade

Posts Relacionados

bottom of page