A luxúria refrescante dos Santini ou "os gelados mais refinados do mundo"
S.B. Com as altas temperaturas próprias desta estação, nada é mais refrescante e aprazível do que irmos tomar um gelado ao fim do dia. Ou melhor, para estas coisas, todas as horas do dia e da noite são boas! É sempre um programa garantido durante todo o ano para partilharmos com a família e amigos. Por aqui, no Avenida Chique, temos uma gelataria de eleição: a Santini. Querem saber porquê?
A Santini é uma empresa nacional, fundada em agosto de 1949 pelo italiano de Udine, Attilio Santini. Ora, os italianos são os maiores especialistas na matéria... O local escolhido para a abertura da primeira loja foi o Tamariz, Estoril. E mais tarde se fixou na charmosa Vila de Cascais, destinos de férias da elite estrangeira e membros da realeza europeia. Em especial os monarcas espanhóis, quando estiverem exilados no Estoril foram assíduos frequentadores. Um ótimo marketing relacional na altura. :) Porém, todos de A à Z sem exceção, se renderam aos seus encantos e a fábrica de fazer gelados virou paragem obrigatória.
Os deliciosos gelados são cem por cento naturais, sem conservantes e sem corantes. O fabrico artesanal utiliza as melhores matérias-primas. O leite usado desde sempre é da Vigor, as natas da marca Coimbra e a excelência da vagem da própria baunilha, nada de aromas ou pós. Uma verdadeira ode ao paladar dos mais exigentes apreciadores de gelados. E já lá se vão mais de seis décadas a continuar a oferecer "il gelati più fini del mondo", como diz o slogan da marca.
A fama é merecida. A tradição de lá ir depois de um mergulho na praia do Guincho, na Baía de Cascais ou numa noite quente de verão mantem-se. As filas costumam ser longas, mas nada que um eficiente e rápido atendimento não resolva. Ah! Os uniformes usados são um charme à parte. "Andiamo", os gelados de frutas são arrebatadores! Sabem mesmo, mesmo a fruta. Entretanto, existem desde os sabores tradicionais que atendem a todos os gostos, às surpreendentes combinações com pimenta jamaicana, chocolate branco com torrão de amendoim, ou lima com beterraba... A lista é extensa, são 62 sabores entre os quais: morango, framboesa, manga, limão, melancia, avelã, baunilha, marabunta, chocolate, moka, doce de leite, natas, côco, açaí com morangos... Por norma, fico-me sempre pelos clássicos de fruta. Peço uma bola de côco, que combina bem com a maioria, e a segunda fica consoante o desejo do dia.
Em 2011, já com uma nova estrutura acionista, mas ainda assim com a família Santini à frente a perpetuar o segredo do fabrico, esta gelataria deixou de ser um exclusivo cascaense. Levou o seu élan para a zona do Chiado, em Lisboa. E foi um êxito absoluto! Filas de virarem a esquina abriram novos caminhos no estilo de gestão da marca. Hoje é possível encontrá-la nos supermercados do El Corte Inglés, no renovado Mercado da Ribeira, Baía de Cascais e em grandes eventos como o EDP Cool Jazz Festival em versão itinerante, a "Vantini". Além disto, dispõe de um serviço de entrega ao domicílio. Gordices to take away <}} <}}!
Toda esta inovação veio para consolidar ainda mais o prestígio da Santini. E esperamos que a democratização a leve para todos os cantos do país, e porque não para além fronteiras. Sem claro está, nunca perder sua máxima qualidade a confeccionar os melhores gelados de Portugal. Porque até pode existir concorrência em forma de flor, mas um sabor como este não tem comparação...
Qual é o sabor preferido das minhas queridas chiques?
Santini Cascais
Av Valbom, 28 F
Tel. 214 833 709
Santini Chiado
Rua do Carmo, 9
Tel. 213 468 431
Copyright das fotografias:
As fotos escolhidas para ilustrar este post foram feitas pelo Blog Avenida Chique e estão identificadas com marca de água. As restantes fotografias são da propriedade da Santini Gelados e foram descarregadas das redes sociais (Facebook, Web e Instagram) e que a própria marca disponibiliza para estes efeitos.
As fotografias do Avenida Chique podem ser partilhadas desde que se mantenha a marca de água e se utilize como referência o nosso link http://www.avenida-chique.com
Copyright dos textos:
Os textos são propriedade inteletual do Blog Avenida Chique e não podem ser reproduzidos sem autorização.