top of page

Jantar leve e chique no verão: Sushi Bar - Bica do Sapato

S.B. Como somos fiéis apreciadoras da boa comida, uma vez por outra é bom também controlar os níveis de calorias ingeridas. Porque é ótimo termos prazer à mesa, mas é ainda melhor quando nos olhamos ao espelho e gostamos do que vemos. E quando já somos balzaquianas, e o metabolismo já não é o mesmo, uma vida equilibrada é o que todas nós procuramos. Por isso mesmo, o Avenida Chique resolveu 'pegar leve' e ir jantar à um dos nossos sushis preferidos em Lisboa: o Sushi Bar do Bica do Sapato.

Sushi Bar, japonês, Bica do Sapato, lisboa, restaurante, gourmet

E será que por lá encontramos Mr. John Malkovich?!


Bem, o Sushi Bar está instalado na mezzanine de um dos espaços mais trendy da cidade. O Bica do Sapato é histórico e trouxe uma sofisticação para o panorama nacional ainda pouco vista por cá na altura de sua abertura. Os seus amplos e modernos salões voltados para o Tejo, preenchidos com móveis de design e peças de arte, estão abertos diariamente com variadíssimas opções ao longo do dia. É possível "brunchar", almoçar, beber apenas um café ou um drink à tarde na agradável esplanada e por fim jantar. Mais cosmopolita impossível. Por tudo isto, é palco de encontro das caras mais conhecidas do país. É muito difícil irmos lá e não reconhecermos artistas, políticos e figuras de destaque da sociedade a conviverem na mesa ao lado. Além de tudo, diz a lenda que este Bica do Sapato tem como sócios a John Malkovich e Catherine Deneuve juntamente com os donos do Pap'Açorda, Fernando Fernandes e José Miranda.


Desde 2013, o restaurante conta com a maestria do Top Chef Alexandre Silva, ex Bocca que encerrou as portas e eu adorava (snif). E com ele chegaram as novas emoções à carta do Bica do Sapato, mas isto fica para um futuro post. (rs.) Sem me esquecer claro de destacar, tudo o que eu mais prezo, a excelência do serviço. Que existe muito por conta do chefe de mesa Helder Ribeiro que nos recebe com muita simpatia, carisma e profissionalismo. Esta combinação de sucesso: boa comida e bom ambiente é o que nos leva a voltar sempre. Mas hoje, vamos ao andar de cima, ao Sushi Bar!


A sala é mais escura e com decoração minimalista, como convém a um japonês. A ótima música que se ouve é comum a todos os espaços. Fomos recebidos com um sorriso discreto, porém simpático do chef João Duarte. É quem agora comanda o Sushi Bar, e tem no currículo passagens pelo Eleven e Midori. Ou seja, competência é o que menos falta. E a sua na gastronomia nipónica vem carregada de boas influências. Ele propõe uma fusão à cozinha peruana, como no caso dos muitos ceviches agora existentes na carta (ceviche de atum e melancia, de salmão e morangos, vieiras e o de peixe branco), bem como à nacional, quando cria um Ussuzukuri de tamboril ou utiliza o Leitão em terrina com puré de shitake e molho de gengibre. É nos oferecido um mix surpreendente de sabores. E capaz de agradar aos mais exigentes e desconfiados paladares.


Desta vez, apesar de terem passado pela minha mesa alguns sushis (até teve gyozas e o clássico hot philadelphia!), resisti e tentei ficar com os mais lights, os sashimis. E um jantar regado à sakerinha de morangos. Então, as minhas escolhas foram: tataki de vieiras com mini-cubos de manga que estava divino! Tataki de salmão e atum, muito frescos e saborosos. O Tataki é quando os sashimis são delicadamente braseados por fora. E mais sashimi de salmão, atum e toro ( apenas a melhor parte do atum azul, bluefin, a sua barriga. Yummy!). Este último de sabor extremamente suave e delicado, desmanchava-se na boca como deve ser. E todos com belíssimos cortes. Arte na ponta dos hashis que nos levaram aos céus naquela noite.


E quem foi que disse que me fiquei por aqui? Tive que manter a tradição e comer as minhas farófias favoritas rs. Meu pecado da semana! Ok, partilhei-as com o marido e como valeu a pena... Elas vêm da cozinha de baixo e isto é outro detalhe a destacar. É possível estar em baixo e comer sushi, ou estar no sushi bar e se apetecer comer algo da ementa do restaurante eles trazem. Flexíveis. Como tem que ser. Gosto muito desta versatilidade e que atendam, a nós clientes, da melhor maneira.


É caro? Sim, mas como todos os bons restaurantes são. Recomendo vivamente e de olhos fechados. Não se vão arrepender. Ah! Ainda não foi desta vez que tive o prazer de encontrar um dos meus atores preferidos... E por isso, continuo a voltar rs


Na minha lista-desejo está o Jiro Sushi em Tóquio, o único japonês com 3 estrelas Michelin. Qual o vosso favorito por cá ou por terras mais distantes?





Sushi Bar - Bica do Sapato

Av. Infante D. Henrique, Armazém B, Cais da Pedra a Sta Apolónia

Lisboa

Tel: 218 810 320

Sushi Bar, japonês, Bica do Sapato, lisboa, restaurante, gourmet
Sushi Bar, japonês, Bica do Sapato, lisboa, restaurante, gourmet
Sushi Bar, japonês, Bica do Sapato, lisboa, restaurante, gourmet
Sushi Bar, japonês, Bica do Sapato, lisboa, restaurante, gourmet
Sushi Bar, japonês, Bica do Sapato, lisboa, restaurante, gourmet
Sushi Bar, japonês, Bica do Sapato, lisboa, restaurante, gourmet
Sushi Bar, japonês, Bica do Sapato, lisboa, restaurante, gourmet

Fotos tiradas com iphone

Sobre o Blog

Sobre Mim

Um blog sobre a essência do bom viver. O Avenida Chique é um blog português sobre viagens, turismo e gastronomia para quem desfruta com os grandes prazeres da vida: restaurantes de eleição, hotéis e spas, os melhores vinhos e cocktails, viagens cá dentro e lá fora, artes e cultura. 

Seja muito bem vindo/a ao 

Avenida Chique!

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Gris
  • Google+ Clean Gris
  • Twitter limpio gris

Advertisement / Publicidade

Posts Relacionados

bottom of page