Jantar leve e chique no verão: Sushi Bar - Bica do Sapato
S.B. Como somos fiéis apreciadoras da boa comida, uma vez por outra é bom também controlar os níveis de calorias ingeridas. Porque é ótimo termos prazer à mesa, mas é ainda melhor quando nos olhamos ao espelho e gostamos do que vemos. E quando já somos balzaquianas, e o metabolismo já não é o mesmo, uma vida equilibrada é o que todas nós procuramos. Por isso mesmo, o Avenida Chique resolveu 'pegar leve' e ir jantar à um dos nossos sushis preferidos em Lisboa: o Sushi Bar do Bica do Sapato.
E será que por lá encontramos Mr. John Malkovich?!
Bem, o Sushi Bar está instalado na mezzanine de um dos espaços mais trendy da cidade. O Bica do Sapato é histórico e trouxe uma sofisticação para o panorama nacional ainda pouco vista por cá na altura de sua abertura. Os seus amplos e modernos salões voltados para o Tejo, preenchidos com móveis de design e peças de arte, estão abertos diariamente com variadíssimas opções ao longo do dia. É possível "brunchar", almoçar, beber apenas um café ou um drink à tarde na agradável esplanada e por fim jantar. Mais cosmopolita impossível. Por tudo isto, é palco de encontro das caras mais conhecidas do país. É muito difícil irmos lá e não reconhecermos artistas, políticos e figuras de destaque da sociedade a conviverem na mesa ao lado. Além de tudo, diz a lenda que este Bica do Sapato tem como sócios a John Malkovich e Catherine Deneuve juntamente com os donos do Pap'Açorda, Fernando Fernandes e José Miranda.
Desde 2013, o restaurante conta com a maestria do Top Chef Alexandre Silva, ex Bocca que encerrou as portas e eu adorava (snif). E com ele chegaram as novas emoções à carta do Bica do Sapato, mas isto fica para um futuro post. (rs.) Sem me esquecer claro de destacar, tudo o que eu mais prezo, a excelência do serviço. Que existe muito por conta do chefe de mesa Helder Ribeiro que nos recebe com muita simpatia, carisma e profissionalismo. Esta combinação de sucesso: boa comida e bom ambiente é o que nos leva a voltar sempre. Mas hoje, vamos ao andar de cima, ao Sushi Bar!
A sala é mais escura e com decoração minimalista, como convém a um japonês. A ótima música que se ouve é comum a todos os espaços. Fomos recebidos com um sorriso discreto, porém simpático do chef João Duarte. É quem agora comanda o Sushi Bar, e tem no currículo passagens pelo Eleven e Midori. Ou seja, competência é o que menos falta. E a sua na gastronomia nipónica vem carregada de boas influências. Ele propõe uma fusão à cozinha peruana, como no caso dos muitos ceviches agora existentes na carta (ceviche de atum e melancia, de salmão e morangos, vieiras e o de peixe branco), bem como à nacional, quando cria um Ussuzukuri de tamboril ou utiliza o Leitão em terrina com puré de shitake e molho de gengibre. É nos oferecido um mix surpreendente de sabores. E capaz de agradar aos mais exigentes e desconfiados paladares.
Desta vez, apesar de terem passado pela minha mesa alguns sushis (até teve gyozas e o clássico hot philadelphia!), resisti e tentei ficar com os mais lights, os sashimis. E um jantar regado à sakerinha de morangos. Então, as minhas escolhas foram: tataki de vieiras com mini-cubos de manga que estava divino! Tataki de salmão e atum, muito frescos e saborosos. O Tataki é quando os sashimis são delicadamente braseados por fora. E mais sashimi de salmão, atum e toro ( apenas a melhor parte do atum azul, bluefin, a sua barriga. Yummy!). Este último de sabor extremamente suave e delicado, desmanchava-se na boca como deve ser. E todos com belíssimos cortes. Arte na ponta dos hashis que nos levaram aos céus naquela noite.
E quem foi que disse que me fiquei por aqui? Tive que manter a tradição e comer as minhas farófias favoritas rs. Meu pecado da semana! Ok, partilhei-as com o marido e como valeu a pena... Elas vêm da cozinha de baixo e isto é outro detalhe a destacar. É possível estar em baixo e comer sushi, ou estar no sushi bar e se apetecer comer algo da ementa do restaurante eles trazem. Flexíveis. Como tem que ser. Gosto muito desta versatilidade e que atendam, a nós clientes, da melhor maneira.
É caro? Sim, mas como todos os bons restaurantes são. Recomendo vivamente e de olhos fechados. Não se vão arrepender. Ah! Ainda não foi desta vez que tive o prazer de encontrar um dos meus atores preferidos... E por isso, continuo a voltar rs
Na minha lista-desejo está o Jiro Sushi em Tóquio, o único japonês com 3 estrelas Michelin. Qual o vosso favorito por cá ou por terras mais distantes?
Sushi Bar - Bica do Sapato
Av. Infante D. Henrique, Armazém B, Cais da Pedra a Sta Apolónia
Lisboa
Tel: 218 810 320
Fotos tiradas com iphone