O Restaurante mais Chique de Londres tem Chef Português. Welcome to the Chiltern Firehouse.
S.W. O restaurante mais "hot" do momento na cidade de Sua Majestade chama-se Chiltern Firehouse. É o lugar de moda e o mais difícil para conseguir uma reserva. Aqui o dinheiro não conta. Para entrar ou se é conhecido ou se tem amigos importantes. Orlando Bloom, David Cameron, Lily Allen, Kate Moss, Lindsay Lohan, David Beckham, Bill Clinton, Bradley Cooper ou Tony Blair têm que esperar, como comuns mortais, para conseguir a tão ansiada mesa. O chef que está por detrás deste espaço é um Português. Chama-se Nuno Mendes e já foi galardoado três vezes consecutivas com uma estrela Michelin pelo trabalho no seu restaurante "Viajante". Este lisboeta é o único chef luso cujo restaurante foi distinguido pela revista britânica "Restaurant", que anualmente elege os melhores do mundo.
Para além de restaurante, o Chiltern Firehouse é também um hotel de luxo. Pertence ao visionário André Balazs, responsável por propriedades únicas e igualmente badaladas como o "Chateau Marmont" em Hollywood ou o "The Mercer" em Nova Yorque. O espaço que abriu em Fevereiro deste ano, foi criado numa antiga estação de bombeiros na zona de Marylebone, em Londres e oferece iguarias com influências americanas
E como é que eu fiquei a saber disto? Pois estas coisas acontecem assim: estive como sabem no Conrad Algarve para vos descrever as maravilhas de um dos mais exclusivos hotéis algarvios. E estava lá tão bem, sentada ao lado da piscina, quando um casal britânico começa a puxar conversa. Quando descobrem que sou portuguesa, dizem-me assim: Oh! Conhecemos a um chef fantástico em londres, "it's NU-NOU MEINDESSS" conhece? E vagamente, o nome dizia-me qualquer coisa... e fui investigar, porque já tinha lido sobre ele, mas infelizmente ainda não tive o prazer de o conhecer pessoalmente. E claro, curiosa como sou, chateei o casal a tarde inteira para que me contassem as suas experiências e impressões no tal "Chiltern Firehouse".
Mas como é que um português conseguiu ser o chef de cozinha do restaurante mais "in" do momento?
Então, fui fazer o meu T.P.C. Não foi difícil porque a internet está cheia de artigos e até tem biografia na Wikipédia... Ora Nuno Mendes, nasceu em Lisboa em 1973. Durante o seu período de aprendizagem como chef viajou aos Estados Unidos, passou pela Academia de Culinária da Califórnia e trabalhou com vários grandes nomes da gastronomia internacional como Wolfgang Puck. Rocco di Spirito e Jean-Georges Vongerichten. Os 16 anos nos Estados Unidos foram profícuos pois Mendes teve a oportunidade de assimilar sabores, técnicas e procedimentos que o viriam a tornar um dos mais brilhantes chefs atuais. O nosso já "famoso" Chef Português veio para Londres e abriu vários projetos gastronómicos: em 2006 o Gastropub em Hoxton, depois "The Loft Project" (curiosamente no seu próprio apartamento). Finalmente em 2010 abriu um restaurante com nome português "Viajante" em Bethnal Green e que foi distinguido três anos consecutivos com uma estrela Michelin. É portanto pela sua notável capacidade de trabalho e extraordinário sucesso que foi eleito por Balazs para assumir a responsabilidade do Chiltern Firehouse.
Nuno Mendes não está sozinho na cozinha, conta com o apoio de Dale Osborne, outro chef com pedigree gastronómico e que veio do aclamado Heston Blumenthal’s Dinner. Palavras para quê? Uma equipa de sonho.
O menu faz-nos salivar só ao ler a descrição dos pratos. Que tal uns "donuts recheados de suculenta carne de caranguejo" ou uma "costeleta assada lentamente sobre um puré de avelãs", "pudim de panna cotta de maçã gelada e merengue"? Segundo os melhores críticos, é todo um festim feito pela nova cozinha americana e apresentado com precisão de pintor, decorado com mini vegetais e flores comestíveis. Dizem que a explosão de sabores é disposta artisticamente para apresentar-nos um espetáculo em cada prato, capaz de estimular os cinco sentidos. Estou mortinha por provar.
A atestar pelas fotografias, a decoração deste espaço premium foi pensada, até ao ultimo pormenor, pelo Studio KO. Uma harmoniosa arquitetura interior que repeita a traça original do edifício, sede de uma antiga estação de bombeiros. E ainda se podem ver os antigos portões, os tijjolinhos na parede, o soalho de cerâmica que contrasta com os tetos altos em madeira e os bancos estofados a veludo verde. Portanto uma decoração chique, porém, informal.
O restaurante está aberto de segunda a sábado, a partir das 18h e até bem tarde. Como dá serviço ao hotel também serve pequenos almoços e o brunch de sábado e de domingo, a partir das 11h.
Assim, exceto se é amiga pessoal de José Mourinho ou tiver algum título nobiliárquico, não fique triste se não conseguir mesa para jantar. Mas tente! Segundo o conselho do casal britânico, o melhor é reservar um brunch ou um pequeno almoço... Sim, já sei que não é a mesma coisa, mas pelo menos pode se ver "ao vivo e a cores" como é o Chiltern Firehouse. E quem sabe, ganhamos a simpatia do "maître d' " e até conseguimos "cunha" para jantar...
Da próxima vez que for a Londres, tente. Eu cá, farei o mesmo.
Chiltern Firehouse Marylebon, 1 Chiltern Street, London, W1U 7PA www.chilternfirehouse.com E-mail para reservas (vamos lá tentar): reservations@chilternfirehouse.com
(Foto publicada no The Telegraph / CHRISTOPHER MOSIER)