No Bar do Avillez. Um Mini Bar com máximo sabor..
S.B.
O Mini Bar, não é um bar qualquer. É o mais recente projeto do jovem chef português José Avillez, que já tem no currículo duas estrelas Michelin. Estamos portanto, perante um Bar Gastronómico. E assim, como em suas outras casas (Belcanto, Cantinho do Avillez, Café Lisboa e Pizzaria Lisboa) no Chiado, a zona mais cool da cidade, a ordem é ter uma experiência única. Claro que com as devidas proporções que cada restaurante propõe. Porém, sempre com a alta qualidade dos produtos e a primazia no atendimento. Ponto que valorizo muito.
O espaço está situado dentro do teatro São Luiz e tem uma decoração vintage. Muito veludo, muitos dourados e uma luz aconchegante. Tudo muito sóbrio, mas ao mesmo tempo informal. Nos sentimos confortáveis e isto é o mais importante.
Bem, a primeira vez que lá estive, tinha acabado de abrir e estava super curiosa por conhecer porque sou mesmo fã do chef. Fiquei encantada com tudo! Desde o atendimento cuidadoso, o explicar de cada pormenor do menu de degustação, quanto à maestria de juntar criatividade com os melhores sabores de raízes muito portuguesas e não só. Fiquei com a sensação que ele juntou ali toda a sua experiência vivida em lugares fantásticos pelos quais passou, mas em especial no El Bulli de Ferran Adrià (o génio da gastronomia molecular). Correu tudo lindamente. E fiquei com vontade de voltar.
Então, lá fui eu neste sábado experimentar o outro menu degustação. São dois: o "Épico", que fica à escolha do chef e é sempre uma surpresa ( foi o que eu pedi na 1ª vez), e o "Em Cartaz", dividido em 5 Actos.
Foi dada a largada! Começou o desfile de sabores em forma de pequenas doses. Desta vez, sem muitas explicações. Enfim, era sábado e estava cheio... Tinha até um Dj.... Veio a caipirinha como um berlinde para mergulhá-la na boca e abrir o apetite. Adorei. Seguiu-se o 2º Acto com bombons Ferrero: foie gras com uma delicada folha de ouro, azeitonas El Bulli (tadáh! As tais influências) e um ceviche de gambas algarvias. Este último delicioso. E tudo apresentado com um cariz inovador e para serem degustados de forma inusitada. Texturas e explosões de sabores na boca. O 3º Acto veio com um corneto de temaki de atum com picante. Estaladiço. O 4ª Acto foram umas vieiras salteadas em molho thai e servidas com uma pinça, num charmoso rechaud de pedra. E derretiam-se na boca...
Para finalizar o espetáculo, um mini hamburguer, suculento e num brioche delicioso. Mais um arroz de vitela com parmesão, dispensável, na minha opinião. As sobremesas foram duas: Cone de chocolate em 3 texturas com flor de sal e pimenta rosa e um Globo lima-limão, visualmente lindo e deliciosamente refrescante.
A verdade é uma só, o chef Avillez sempre surpreende! Sente-se a paixão... E quais são os meus preferidos do "Em Cartaz"? Clamente, a caipirinha, o ceviche e as vieiras. Para além dos menus, há uma lista com várias opções de mini-doses. E muitos cocktails, vinhos a copo, cervejas artesanais. Não há desculpa para deixar de conhecer este novo spot lisboeta.
Uma recomendação, vá durante a semana! Música bem escolhida e um serviço ainda mais primoroso.
Para reservas, anote:
Mini Bar
Rua António Maria Cardoso, 58 Lisboa
Tel: 211 305 393
www.minibar.pt