Quando o corpo começa a mudar. Teresa Branco lança livro essencial. Sobre e para Mulheres.
Há livros que deveriam ser de leitura obrigatória. Este é um deles. Não espere ser convidada a uma viagem ficcional ou a viver as aventuras e desventuras de uma fabulosa personagem. Não. Este é um livro é sobre si. A personagem mais fabulosa de sempre. Mas também é sobre mim. E sobre a sua melhor amiga, a sua irmã, sua filha, a sua mãe. É um livro para mulheres e sobre mulheres.
A Dra. Teresa Branco traz-nos informação fundamental sobre as alterações naturais no corpo das mulheres, a importância e a influência das hormonas e da alimentação na saúde feminina. Estrogénios? Progesterona? Tiróide? Cortisol? DHEA? Soa-lhe a Chinês e tem vergonha de perguntar? Aqui a narrativa médica foi simplificada tornando-se acessível através da apresentação de casos clínicos de diversas mulheres. Mulheres como todas nosotras. Como eu e como você.
Já é tempo de caírem os mitos e as mulheres se tornarem responsáveis de conhecer o seu corpo e cuidar dele em boa consciência. De que serve atiborrar-nos de produtos cosméticos se o mais importante, -a nossa saúde-, é deixada muitas vezes em segundo plano? No livro "Quando o corpo começa a mudar" a Dra. Branco faz uma introdução científica - mas simplificada- às mudanças que ocorrem no metabolismo feminino depois dos 40 e o nivel hormonal se altera, conduzindo muitas vezes a subidas de peso, cansaço, falta de energia e outros problemas. Estas alterações hormonais potenciadas pela idade mas também pelo stress, a falta de exercício e uma alimentação pouco saudável, levam muitas mulheres a sentirem mudanças corporais indesejadas.
No livro encontramos uma interessante análise desta conjuntura e propostas práticas de como recuperar o equilíbrio físico e o bem-estar emocional. Destaco no final do livro os menus e as receitas para quem tem dificuldade para digerir hidratos de carbono, para quem precisa controlar o funcionamento da tiroide, ou os níveis de estrogénios...
Se recomendo este livro? Volto à minha afirmação inicial. Acho que é de leitura obrigatória para qualquer mulher, especialmente para quem cruzou a fronteira dos 40. Eu devorei-o em menos de hora e meia numa das minhas viagens de avião de volta a casa... mas acho que é um bom livro de consulta a que voltarei quando tenha dúvidas e claro, precise de inspiração para manter um estilo de vida saudável... Toca a correr às livrarias...
Quando o corpo começa a mudar. Teresa Branco (2017) Editora Leya. Lua de Papel.