top of page

Jantar Vila Vita All-Stars, 9 estrelas Michelin baixo o mesmo teto...

Continuo com a minha coleção de posts informativos sobre os eventos gastronómicos e dos chefs que participam este ano no Fine Wines and Food Fair do Vila Vita Parc. Serão cinco jantares especialíssimo, um almoço e uma Kitchen Party. É difícil escolher qual o evento ao qual assistir, mas este, "Jantar Vila Vita All-Stars" pode ser uma excelente opção já que conta com a presença do Chef de 2 estrelas Michelin Hans Neuner, Chef Executivo do Restaurante Ocean, com os top Chefs de 3 estrelas Michelin Gert de Mangeleer e Klaus Erfort, o Chef de 2 estrelas Michelin Dieter Koschina e o incrivelmente talentoso Chef de pastelaria do restaurante Ocean, Márcio Baltazar. O Jantar Vila Vita All Stars, decorre no dia 18 de Maio, no restaurante Atlântico e tem um preço de 300 euros por pessoa, incluindo bebida e comida.

Jantar Vila Vita All-Stars, 9 estrelas Michelin baixo o mesmo teto

CHEFS

Dieter Koschina

Dieter Koschina

2 Estrelas Michelin - Vila Joya - Algarve, Portugal

O premiado Chef Dieter Koschina nasceu em Dornbirn, na Áustria, a 6 de maio de 1962.

Após entrar para o Vila Joya em 1991, Koschina alcançou a sua primeira estrela Michelin em 1995 e a segunda em 1999. Dieter Koschina e o Vila Joya foram, durante 13 anos, o único Chef e restaurante com duas estrelas Michelin.

O reconhecimento profissional de Dieter Koschina teve origem na sua experiência e passagem pela Souvretta House(1981-1982), o Hotel Panoramique (1982-1983), o Hotel Imperial & Bristol (1983-1986), o Tantris (1986-1987), o Tristan (1987-1988) e o Hilton Vienna Plaza (1988-1989).

A cozinha de Dieter Koschina no Vila Joya tem sido alvo de várias distinções ao longo do tempo, sendo a mais recente o prestigiado prémio de nº 22 na lista "Os 50 Melhores Restaurantes do Mundo", tendo sido o primeiro restaurante em Portugal a ser incluído entre os melhores 50. O que faz de Dieter Koschina um Chef tão bem sucedido é uma frequente questão bastante fácil de responder: em primeiro lugar o seu talento e paixão extrema pelo seu trabalho e em segundo lugar a sua inspiração, criatividade e o vício de tentar sempre alcançar o sabor perfeito.

O Chef Koschina gosta de aceitar pedidos especiais anunciando à sua equipa “it’s John Wayne Time”. Cozinhar ao estilo John Wayne significa abrir o frigorifico, dar uma vista de olhos ao que está no interior e começar a cozinhar pratos que não estejam no menu. De acordo com o Chef Koschina, um restaurante sem clientes é como um rei sem um reino. As raizes do seu sucesso são os seus clientes e o seu objectivo é sempre o de satisfazer os seus desejos gastronómicos da melhor forma possível.

Gert De Mangeleer

Gert De Mangeleer

3 Estrelas Michelin - Hertog Jan - Zedelgem, Belgium

Gert De Mangeleer assumiu as rédeas do Hertog Jan ao lado do seu parceiro culinário Joachim Boudens em 2005. Com base na experiência adquirida ao trabalhar para alguns dos melhores Chefs na Bélgica, Gert transformou a convencional e tradicional cozinha do restaurante em algo mais refrescante, talvez até revolucionário. Baseando-se na forma como os sabores, estruturas e contrastes são compostos, Gert certifica-se que os seus pratos tocam todos os sentidos e que apresentam sempre o seu estilo característico. Em 2006 o Hertog Jan recebeu a sua primeira estrela Michelin, seguida por uma segunda em 2009 e finalmente uma terceira estrela em 2011. Em 2014 Gert recebeu o prémio "Chef Europeu do ano 2014".

Hans Neuner

Hans Neuner

2 Estrelas Michelin - Restaurante Ocean - Vila Vita Parc, Portugal


Apesar do mantra de Hans Neuner de "keep it simple" poder inicialmente parecer estranho tendo em conta a habitual filosofia Michelin, o seu menu sazonal é tecnicamente perfeito e certeiro, demonstrando um impressionante e incrivelmente distinto toque leve. Hans Neuner trabalhou em hotéis de referência como o Carlton em St. Moritz e o Dorchester em Londres, assim como no Restaurante Tristán em Maiorca, antes de se juntar ao seu mentor Karlheinz Hauser na Alemanha, primeiro no Hotel Adlon em Berlim e depois no Süllberg em Hamburgo. Com o objetivo de atingir o reconhecimento por mérito próprio, Hans veio para o VILA VITA Parc em Portugal como Chef Executivo do restaurante Ocean, colocando o restaurante no caminho para o sucesso Michelin. O Ocean recebeu a sua primeira estrela Michelin em Novembro de 2009, seguida por uma segunda estrela em Novembro de 2011, tendo-se tornado num de apenas dois restaurantes em Portugal honrados com duas estrelas Michelin.

Hans orgulha-se da sua cozinha leve, moderna, fresca e individual, de assinatura local, colocando um grande foco no peixe e marisco proveniente do oceano Atlântico, e fruta, vegetais, carne e vinhos do coração de Portugal, assim como nos próprios vinhos e produtos orgânicos provenientes da Herdade dos Grous no Alentejo, a apenas uma hora de distância do resort. Hans tem uma sede insaciável por conhecimento, viagens, novas experiências e inovação. O futuro apresenta-se extremamente brilhante para este talento excecional.

Klaus Erfort

Klaus Erfort

3 Estrelas Michelin - Gästehaus Erfort - Saarbrücken, Alemanha

Antes de abrir o seu próprio restaurante, Erfort trabalhou como Chef de Cuisine no Restaurante Orangerie no Parkhotel Gengenbach e no Imperial em Bühl, tendo ambos recebido uma estrela Michelin durante a sua presença.

Em 2002, o Chef Erfort abriu o seu próprio restaurante chamado Gästehaus Erfort em Saarbrücken que atingiu a liga real ao receber 3 estrelas Michelin 6 anos apenas após a sua abertura. Com apenas 21 anos inseria-se numa das mais jovens gerações de Chefs Michelin a receber um estrela.

A sua carreira levou-o a trabalhar em cozinhas Alemãs, não muito longe do local onde nasceu. Apesar da aparente humildade, estas cozinhas próximas de casa eram lideradas por grandes nomes como Claus-Peter Lumpp e Harald Wohlfahrt, o que significa que Erfort aprendeu com os melhores. Hoje em dia, ele procura impressionar os seus convidados com uma linha clara e estruturada. Os seus pratos baseiam-se em poucos ingredientes, que têm de impressionar - e são bem sucedidos.

Márcio Baltazar, Chef de Pastelaria, Hans Neuner

Márcio Baltazar

2 Estrelas Michelin - Restaurante Ocean - Vila Vita Parc, Portugal

Chef Pasteleiro no Restaurante Ocean.

Créditos Fotográficos: Fine Wines & Food Fair

Acompanhe o Avenida Chique no Facebook, no Instagram, no Twitter e no Google+!

Comments


Sobre o Blog

Sobre Mim

Um blog sobre a essência do bom viver. O Avenida Chique é um blog português sobre viagens, turismo e gastronomia para quem desfruta com os grandes prazeres da vida: restaurantes de eleição, hotéis e spas, os melhores vinhos e cocktails, viagens cá dentro e lá fora, artes e cultura. 

Seja muito bem vindo/a ao 

Avenida Chique!

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Gris
  • Google+ Clean Gris
  • Twitter limpio gris

Advertisement / Publicidade

Posts Relacionados

bottom of page