Da Suiça com amor... o Jantar das Estrelas Gastronómicas no Vila Vita Parc.
Não são só os relógios, investimentos financeiros ou os chocolates que conformam os produtos mais cotizados e reconhecidos "made in Switzerland". A hotelaria e a gastronomia suiças têm um pedigree incomparável ou a História do Turismo atual, não tenha precisamente começado a escrever-se nesse país há duzentos anos atrás... Hoje em dia, as escolas de Turismo e de Alta-Cozinha suiças continuam a exportar os melhores profissionais do mundo e não é estranho esperar que aí se encontrem grandes chefs, que transformam a sua profissão em Arte. A Fine Wines and Food Fair 2017 do Vila Vita Parc, o maior e mais exlusivo evento gastronómico alguma vez realizado em Portugal, vai dedicar uma noite às grandes estrelas da cozinha suiça e aos sabores e produtos com acento "schweizer". Vai ser no próximo dia 16 de Maio no Restaurante Ocean e aqui ficam todos os pormenores desta noite dedicada ao prazer da boa mesa...
Este jantar especialíssimo contará com a presença de Tanja Grandits do restaurante Stucki em Basiléia, considerada "Chef do Ano 2006" pelo guia gastronómico Gault & Millau (o belíssimo prato em tons de rosa é da sua autoria); Nenad Mlinarevic, Chef de duas Estrelas Michelin do restaurante Focus no Park Hotel Vitznau e Laurent Eperon, Chef de um Estrela Michelin do restaurante Pavillon no Hotel Baur au Lac. Este evento gastronómico de excepção será disfrutado só por alguns afortunados, já que só há 30 lugares disponíveis e o preço é de 330 euros por pessoa.
A edição do Fine Wines and Food Fair 2017 é um evento gastronómico de referência, que vai já na terceira edição. Este ano o Vila Vita Parc rompeu todos os moldes e está apostar forte no turismo de excelência em Portugal, criando um certame que provavelmente vai criar memorias indeléveis a quem o possa desfrutar. Serão cinco jantares com os melhores chefs da gastronomia contemporânea - estão confirmados 45 chefs que perfazem um total del 50 estrelas michelin - um almoço "chiringuito chic" e a apotéotica "Kitchen Party". Aqui desde o Avenida Chique e por sermos um blog de gastronomia e viagens especializado no segmento de luxo, estou encantadapor dar o destaque merecido a este evento que traz valor ao destino Portugal e em concreto ao Algarve, posicionando-nos entre os melhores da Europa.
Quer saber mais sobre o perfil dos Chefs que participarão na noite suíça? Aqui fica uma pequena biografia deste gurus da gastronomia:
Laurent Eperon
1 estrela Michelin - Restaurant Pavillon - Zurique, Suiça
O Chef Laurent Eperon trabalhou em diferentes restaurantes durante 5 anos antes de ter iniciado a sua carreira como “Commis de Cuisine” no Baur au Lac.
Ao longo dos anos, posicionou-se através de várias posições tais como Chef Rôtisseur ou Chef Saucier antes de ter sido nomeado Head Chef da cozinha do Pavillon em 2009.
Laurent Eperon e o Pavillon são uma equipa vencedora. Como Head Chef da cozinha do Pavillon, Laurent Eperon definiu a sua própria interpretação da cozinha contemporânea francesa. Os seus princípios assentam no uso de produtos sazonais frescos processados da forma mais adequada a cada um, criando uma harmonia extremamente refinada de sabores.
Nenad Mlinarevic
2 estrelas Michelin - Park Hotel Vitznau - Vitznau, Suíça
Voltemos atrás no tempo: um Nenad Mlinarevic de 14 anos entra pela primeira vez numa cozinha profissional no restaurante "Dolder Waldhaus" no Zürichberg. Pouco depois, Nenad Mlinarevic percebe que o que quer mesmo ser é um cozinheiro. A energia, a pressão, mas também o espirito de equipa na cozinha - este ambiente profissional não deixa o jovem Suíço indiferente.
É, desde 2011, o Chef do restaurante "Focus" no Park Hotel Vitznau onde lidera uma pequena equipa energética e focada que não perde o sentido de humor ou espírito de equipa sob pressão.
O Guia Michelin atribuiu-lhe de imediato 2 estrelas em 2013 - um acontecimento extremamente raro na história do Guia gastronómico mais importante do mundo - tendo também sido considerado "Chef do Ano 2016" pelo Guia Suíço Gault & Millau.Na primavera de 2015 lançou uma nova filisofia culinária: "100% Suíço" em que apenas cozinha os melhores produtos Suíços, em estreita colaboração com pro dutores, numa constante busca por novidades e troca de experiências com os seus semelhantes.
Tanja Grandits
2 estrelas Michelin - Restaurant Stucki - Basileia, Suíça
Tendo terminado o ensino secundário e completado o seu treino de Chef no restaurante Traube Tonbach em Baiersbronn, Tanja Grandits trocou o seu lar no sul da Alemanha por Londres. Passou 2 anos no Claridge’s, a acumular experiência inestimável e a receber referências extraordinárias antes de se mudar para o sul da França. Ao trabalhar no Chateau de Montcaud em Bagnols-sur-Cèze, Tanja teve a oportunidade de refinar o seu conhecimento e skills, desenvolvendo o seu próprio estilo individual dia após dia. Em 2001 Tanja deixou a França para abrir o seu primeiro restaurante, o Thurtal in Eschikofen (em Thurgau, na Suíça).
O seu trabalho árduo e criatividade foram recompensados em 2006 ao ser nomeada "Chef Feminina do Ano" pelo prestigiado Guia Gastronómico Gault Millau e ao lhe terem sido atribuídos 16 pontos. Uma vez mais Tanja juntou as suas receitas e partiu, desta vez para o noroeste da Suíça onde dirige o lendário restaurante Stucki, na Basiléia, desde 2008. É ali que continua a desenvolver o seu estilo inconfundível, através do uso das cores e especiairias com precisão, de forma a criar pratos únicos que lhe garantiram as suas 2 estrelas Michelin. Em 2013, Tanja, como é conhecida pela sua equipa de cerca de 30 funcionários, foi distinguida com o prémio Chef do Ano 2014 e com 18 pontos Gault Millau. Estabeleceu-se como uma dos Top Chefs da Suíça recebendo um vasto reconhecimento internacional.
Thomas Neeser
Grand Hôtel Du Lac - Vevey, Suiça
Até chegar a Vevey em 2010, Thomas Neeser trabalhou rodeado de grandes Chefs. Tudo começou com Herbert Langendorf e Peter Liebold, Chefs alemães com estrela Michelin, e mais tarde com Michel Chabran e Christian Willier em França, cada um com duas estrelas Michelin. Thomas Neeser foi Head Chef do "Lorenz Adlon" em Berlim, restaurante distinguido com a famosa estrela. Atualmente o chef alemão é chef residente no Grand Hotel du Lac, Neeser e o seu trabalho foi reconhecido com uma estrela Michelin e uma pontuação de 16/20 no Gault Millau.
A força de Neeser reside na sua criatividade e na autenticidade dos produtos que utiliza. As suas originais misturas de sabores com uma apresentação artística são responsáveis por uma diferença notória quando se procura originalidade no prato. Thomas foca-se em produtos locais e numa cozinha natural subtil: "A minha inspiração vem da natureza e do lago. É o ambiente que me rodeia que mais influencia os meus menus".
Créditos Fotográficos: Fine Wines & Food Fair | Tanja Grandits | Nenad Mlinarevic
#VilaVitaParc #KitchenParty #delicatessen #algarve #Algarve #EstrelasMichelinnoAlgarve #Turismo #TurismoGastronómico #FineWinesFooddoVilaVitaParc #FineWinesFoodFair #turismodoalgarve #turismodeportugal #ÁguadasPedras #IguariasdeExcelência #Boulangerie #QueijariaCheeseShopBar #LargodoPaço #LargodoPaçoAmarante #moscatelDalva #finewinesfoodfair2017 #chefLaurentEperon #chefNenadMlinarevic #chefTanjaGrandits #chefThomasNeeser #HotelBaurauLac #Bloguedegastronomia