Restaurante Iruri em Osaka - Viajar ao Japão
Osaka é considerada a capital gastronómica do Japão, não só porque aqui se encontram os melhores restaurantes e uma variada oferta regional e internacional, mas também porque os residentes de Osaka são adeptos de sair a jantar fora. Este traço social está recolhido num ditado japonês que diz: "Kyoto kidaore - Osaka Kuidaore" ou seja, os habitantes de Quioto gastam tudo o que têm em kimonos e roupa e os de Osaka preferem investir em saídas gastronómicas. Aterrei, portanto, na cidade perfeita para mim!
Depois da visita da manhã ao Umeda Sky Building, chegou a altura de fazer aquilo que os habitantes de Osaka mais gostam: comer. E nós também, ou não fosse o Avenida Chique um blog de gastronomia e viagens... Dizem os guias que em média, um trabalhador de classe média come fora de casa pelo menos 6 vezes por semana.
A oferta gastronómica é mais que variada, porém, existem algumas especialidades favoritas nesta região: o Okonimiyaki, uma espécie de tortilha de ovo, couve e pasta; os Oshizushi, sushi formado e cortado em moldes de madeira; o Udon Suki, um caldo aromático com massa de alfafa (alforfón) e carne servido numa taça de barro. Conta, aliás, a história da gastronomia que os noodles instantâneos foram inventados em Osaka em 1958.
Como em todos os lados do mundo, no Japão existem vários patamares para desfrutar da boa gastronomia, para todos os gostos e poder aquisitivo. Desde os yatai, postos de comida ambulante onde se pode provar entre outras especialidades as yakitori, espetadinhas de frango de churrasco com molho, até aos restaurantes de luxo. Há também os postos de soba -noodles japoneses- ou de ramen - noodles chineses (e atenção é de boa educação sorver ruidosamente os noodles!). Os kaisei-ryori são bares de noodles onde se come de pé.
Algo que encontrei muito curioso e epítome do kitsch é que é frequente encontrar nas montras dos restaurantes económicos uma réplica realista dos pratos em plástico.... hum.... apetitoso, hein?
Os restaurantes tradicionais costumam estar identificados com uns toldos típicos, os noren, que esvoaçam à entrada com o nome do estabelecimento em caligrafia japonesa ou com uns candeeiros de papel vermelhos.
Nesta viagem tentaremos provar um pouco de tudo e começámos a aventura gastronómica com a visita a um restaurante local, uma espécie de taberna japonesa, o Iruri. Esta é uma taberna típica com espetadas elaboradas num grelhador com carvão Binchontan. Fica en Shinsekai, um bairro popular na zona de sul de Osaka, Minami. As ruas que compõem Shinsekai estão a abarrotar de pessoas e de restaurantes populares e económicos. Há um burburinho constante, animação e atrações para turistas...
O almoço foi uma boa experiência para provar uma refeição típica que a maioria das famílias de Osaka de classe média costuma usufruir. Eu não gostei especialmente da comida, estava cheia de gordura (fritos e tempuras) mas adorei a experiência.
De aqui partimos para a visita da tarde, o Castelo de Osaka...
さようなら Sayōnara, Adeus !
Créditos Fotográficos: Avenida Chique | Restaurante Iruri
#Japão #VisitJapan #Japan #Tóquio #PortugalnoJapão #ViagemaoJapão #Mutante #BlogdeViagens #BloguedeViagens #TravelBlog #TravelWriter #EscritoradeViagens #NarrativasdeViagens #Oriente #Konichiwa #Tokio #Hiroshima #Fukuoka #Sendai #CastelodeOsakaJapão #さようならSayōnara #HotelRitzCarlton #HotelRitzCarltonOsaka #ObservatoriodeUmedaSkyBuilding #JardimFlutuantedeOsaka #RestauranteKikusuiro #RestauranteTheGardenOrientalOsaka #TemploTodajiNara #GrandeBudaNara #ParquedosCorvosSagradosNara #Quioto #TemploTenryujiQuioto #BosquedeBambúQuioto #TemploKinkakujiQuioto #EmbaixadadoJapão #RestauranteGankoTankasegawaNijo #TemploKiyomizuderaQuioto #RestauranteSodhoHigashiyama #CombóioBalaNozomi4 #TheRitzCarltonOsaka #ParkHyattTokyo #IlhadoSolNascente #JapanEndlessDiscovery #JapanOfficialTravelGuide