top of page

Herdade da Malhadinha: enoturismo com charme alentejano.

Nesta altura do ano, todo o Alentejo é verde. Verde verdinho, fresco e luxuriante, temperado de frescura e de chuva libertadora. No céu azul pairam nuvens dramáticas que contornam o horizonte. Ninguém precisa de uma desculpa para rumar ao Alentejo, mas nós íamos com uma missão definida. Fomos até à Herdade da Malhadinha, perto de Beja, para celebrar o aniversário de uma grande amiga.

A Herdade da Malhadinha Nova é um projeto familiar de produção vinícola de qualidade e turismo rural com um hotel-boutique de 5 estrelas com restaurante, adega e atividades diversas, desde passeios a cavalo, pic-nics na planície, visitas guiadas à adega, provas de vinhos, excursões em “quads” e muito mais... Trata-se de uma típica herdade alentejana recuperada com gosto e paixão pela família Soares e fica em Albernôa, no Baixo Alentejo, apenas a alguns minutos de Beja.

À chegada receberam-nos com umas tábuas de queijos e enchidos da região e a prova de alguns dos bons vinhos da herdade (Monte da Peceguina e Malhadinha). Depois do estômago contente, fizemos um passeio em “quads” pela herdade, entre os caminhos das vinhas, os lagos e as cavalariças para apreciar a paisagem e a luz dourada do pôr-do-sol. Fartei-me de rir com o meu marido, que normalmente é um "ás" para tudo o que tenha motor, mas desta vez quase nos enfiámos por uma vinha adentro... Ele bem se justificou, dizendo que os "quads" se conduzem de forma diferente das motas, mas cá para mim, foi o efeito da degustação do vinho .... :)))

O Herdade da Malhadinha Nova Country House & Spa tem 11 quartos e está aninhado num monte com vistas para a planície. Dependendo da época do ano, esta aparece pintada de uma paleta que varia desde o verde-vibrante nos meses frios, até ao amarelo-palha quando a temperatura começa a subir. No edifício do hotel existe uma sala ampla com lareira, vista para a piscina e uma sala de jantar com cozinha em ilha, onde o Chef finaliza as iguarias. A arquitetura é campestre, com tetos altos recobertos em madeira, paredes grossas caiadas a branco, pedras naturais, azulejos e tijoleiras. A decoração é tradicional, com móveis antigos e muitos livros. A grande lareira estava acesa, com o fogo a crepitar, convidando as almas apressadas da cidade a esquecerem-se do mundo e a adormecerem no sofá.

Para o jantar de aniversário montaram uma mesa para 20 comensais, com a elegância da toalha de linho, porcelanas da Villeroy & Bosch, copos de cristal e a simplicidade das flores do campo. O menu do jantar contou com produtos orgânicos, criados na Herdade e ingredientes sem glúten e sem lactose. A amuse-bouche foi um tataki de salmão e seguiu-se uma sopa de abóbora com marmelos, cheia de cor, mas infelizmente com um sabor plano. Porém, a surpresa gastronómica guardou-se para o prato principal, um pedaço de lombo de novilho com redução de vinho tinto e grelos de nabo, que estava confecionado no ponto certo e oferecia um absoluto festival de sabores. A sobremesa foi um ensamble de marmelos com merengues de limão e sorbet de amora com leite de amêndoa. Bebeu-se vinho da Herdade e dançou-se até bem tarde, ao som de um DJ especialmente contratado para o evento. Sensacional.

Na manhã seguinte, fomos acordados pelo intenso chilrear dos pássaros. Fiquei mais de uma hora na cama, de janela entreaberta e a pálpebra semicerrada, a desfrutar do concerto da Primavera. No programa do aniversário estava planeado um pic-nic de pequeno-almoço na vinha. Fomos transportados num jipe Land Rover da Herdade da Malhadinha até ao lugar do pequeno-almoço. Que paraíso! Umas mesas de madeira corridas montadas debaixo das oliveiras e das azinheiras com vista para o verde e para as vinhas, ofereciam um banquete de frutas, queijos, pães e termos com café e chá quente. Infelizmente o banquete bucólico foi fustigado por um vento frio invernal e todos tivemos que usar roupas bem quentes e puxar das mantas e cobertores. Alguns dos proprietários, o belo e simpático casal Rita e João vieram cumprimentar os comensais e assegurar-se de que estava tudo a correr bem. Aqui vê-se o cuidado da família e a paixão com que gerem esta propriedade desde 1998.

Depois fomos visitar a Adega, conhecer o processo de produção vinícola e realizar uma prova comentada de alguns dos vinhos da Herdade da Malhadinha. Junto à adega encontra-se o restaurante principal, com uma decoração eclética que combina o design moderno com o tradicional. Há naturalmente gostos para tudo, mas eu prefiro o pequeno restaurante dentro do hotel, pois é mais caraterístico, clássico e íntimo. Um pormenor que adoro na conceção dos vinhos da Herdade da Malhadinha Nova é o envolvimento dos filhos dos propretários. São eles que criam, ano após ano, os desenhos dos rótulos para os vinhos e dão o seu nome às diferentes coleções. A famosa "vaquinha" que aparece no rótulo da Malhadinha foi desenhada pela menina Matilde e já-se tornou um dos ex-libris simbólicos deste projeto vinícola. Mas há mais... o pézinho do bebé António aparece no "Menino Antonio | Alicante Bouschet | 2012" , ou os dragões e as aquarelas preenchem de cor e emoção as garrafas, as caixas e os folhetos.

Antes de irmos embora ainda deu tempo para ir dar uns miminhos aos cavalos e dar um longo passeio de volta ao hotel da Malhadinha Nova, onde apreciámos o gado alentejano que pasta livre, as ovelhas, os gansos e vários ninhos de cegonhas com bebés... Puro bálsamo bucólico para a minha alma.

A Herdade da Malhadinha Nova é uma excelente opção para passar um fim-de-semana ou até alguns dias de descanso no contexto rural alentejano. É especialmente indicada para quem gosta de enoturismo, realizar provas de degustação ou quer saber mais sobre o vinho. É um excelente destino de viagem para quem goste de campo, animais e paz, muita paz. Os preços rondam os 250 euros por noite.

Lembro que nesta zona do Baixo Alentejo existe uma outra opção de Turismo Rural de qualidade, a Herdade dos Grous, que visitei no Verão passado e que também captou o meu coração. Não me pergunte qual é melhor... são ambas joias do nosso Alentejo e ambas dignas de visita e recomendação.

Mais informação:

Herdade da Malhadinha Nova

Direção: 7800-601 Albernoa. Beja - Portugal

GPS: 37° 49' 50.60"N, 7° 59' 20.91" W

Hotel - Tel: +351 284 965 432 / 429

Adega -Tel: +351 284 965 210 / 211

Restaurante - Tel: +351 284 965 210 / 211

Aqui ficam algumas fotografias tiradas com o Iphone:

Sobre o Blog

Sobre Mim

Um blog sobre a essência do bom viver. O Avenida Chique é um blog português sobre viagens, turismo e gastronomia para quem desfruta com os grandes prazeres da vida: restaurantes de eleição, hotéis e spas, os melhores vinhos e cocktails, viagens cá dentro e lá fora, artes e cultura. 

Seja muito bem vindo/a ao 

Avenida Chique!

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Gris
  • Google+ Clean Gris
  • Twitter limpio gris

Advertisement / Publicidade

Posts Relacionados

bottom of page