Paixa Restaurante: Tapas com Paixão.
Estamos ainda naquela época tonta do Algarve. A maioria dos restaurantes e bares hibernaram num sono invernal e os algarvios de gema ou de coração têm poucas escolhas gastronómicas à disposição. Felizmente para nós, há um restaurante de tapas especiais em Vale do Lobo que não fechou para férias e que se mantém estóico de portas abertas mesmo nas noites rigorosas de inverno algarvio. Chama-se Paixa e é a minha sugestão gastronómica da semana. Esta proposta combina boa mesa, cuidada coleção vínica, decoração glamourosa e uma sobremesa muito, muito especial...
O restaurante Paixa encontra-se numa moradia encantadora pintada a cinzento e branco, no condomínio dos Quadradinhos, em Vale do Lobo. A moradia está rodeada de pinheiros mansos e um jardim verdejante. Na entrada, em branca calçada portuguesa, saúdam-nos umas bonitas esculturas em pedra.
Entramos num espaço inspirado em tendências de decoração contemporâneas. Um bar de desenho com bancos altos, uma lareira central aberta em inox repleta de velas, uma garrafeira em vidro que exibe com orgulho a cuidada coleção de garrafas de vinho, champanhe e conhaques. Diferentes candeeiros criam espaços de luz indireta, que criam a ilusão de existirem várias zonas privadas num espaço aberto. Agora que estamos em pleno Inverno só existem mesas no interior do restaurante, no entanto, quando as noites começarem a aquecer, abrem-se as portas para o jardim e é possível desfrutar de um belo jantar "al fresco".
O menú do Paixa foi pensado para partilhar sabores e experiências gastronómicas. Por isso, os pratos vêm em porções pequenas, em forma de tapas, para que se possa ir provando um pouco disto, daquilo, e talvez repetir, aquele ou outro pratinho... Não importa se vai com o seu mais que tudo, ou com um grupo de amigos, peça várias tapas e faça uma festa gastronómica! A lista de tapas frias e quentes é enorme e por isso deixo-lhe apenas as deliciosas sugestões que já tive o prazer de provar e que posso recomendar com olhos fechados. E o desfile das tapas com paixão começa assim: Presunto de Pata negra, Foie gras, Xerém com berbigão e camarão, Salmão fumado, Espargos verdes com molho de mostarda, Alheira de caça, Conserva de beterrabas, Croquetes de rabo de boi, Cogumelos de paris recheados e Bife da vazia Black Angus. E uma festa destas não pode terminar sem sobremesa... a melhor é a Mousse de Chocolate! Uma verdadeira tentação de chocolate negro, leve e intensa, servida com um cerimonial curioso: o empregado traz da cozinha uma enorme taça inox cheia de mousse e serve a nossa porção com um grande colherão! Mas a porção, que é grande - verdade seja dita, desaparece com uma rapidez incrível! Se é amante do chocolate, peça uma só para si e não aceite partilhar... porque vai haver com certeza, batalha de colheres!
Aqui fica a sugestão do Avenida Chique, se procura um lugar especial, não deixe de provar o Restaurante Paixa, um espaço lindo e com excelente cozinha!
Para mais informação e Reserva:
Restaurante Paixa
Direção: Restaurante Paixa
Urbanização Quadradrinhos, lote nº 52
Vale do Lobo
8135-034 Almancil
Página Web: http://www.paixarestaurante.com
Tel. (+351) 289 394 699
Tel. (+351) 964 079 585
Fotografia: Luis da Cruz