Conrad Spa: uma crónica pessoal da hidroterapia.
As gotas grossas da chuva tropical jorram-me da nuca para os olhos e salpicam-me as costas de energia elétrica. Sem o aviso teatral de Moliére abre-se o concerto de relâmpagos com uma intensa luz violeta, que alcança a égide com um trovão grave e ribombante. Abro os braços ao céu e deixo a chuva cair sobre mim, lavando-me as vicissitudes da vida. Passado um minuto, eis uma nova experiência. A luz transfigurou-se, estamos agora na presença de um verde húmido tropical. À chuva grossa sucedeu-se uma brisa fina e um orvalho de frescura. Os pássaros devem-se ter levantado, pois de olhos fechados ouço-lhes o bater das asas e o chilrear maluco. De repente o silêncio. Parou a brisa. Parou a chuva. Parou a luz. Calaram-se os pássaros. Abro os olhos e lembro-me vagamente onde estou. A mão apoiada no mosaico iridiscente italiano sussura-me as coordenadas. Estou na cabine de duche tropical do Spa do Conrad.
Calço os chinelos e seco-me com a toalha fofa de cor chocolate. Vou descansar a memória da tempestade tropical para uma cama de azulejos brancos e dourados. O toque do mosaico é um consolo devido ao calor irradiante que emana do interior da pedra. Fecho os olhos e relaxo por uns minutos até me despertar com uma chuva de neve e granizo que brota da fonte dourada. Agora é o momento da sauna. Procuro uma toalha limpa e empurro a porta de vidro. Entro num mundo diferente. O termómetro marca 80º e o aroma a madeira e a óleos da Aromatherapy Associates inunda o ambiente de tranquilidade. Dou a volta ao relógio de areia, a ampulheta fica fazia por 15 minutos, o tempo em que devo permanecer envolvida no calor seco da sauna finlandesa. Aqui a sala da sauna é ampla, com o distribuidor de calor hexagonal no centro e uma janela com vista para um jardim de inverno e seixos brancos. No hexágono central as pedras quentes fazem ranger o alumínio e a madeira. De um balde em madeira extraio uma colher de água aromática e rego as pedras até que uma baforada de ar quente e húmido enche a sala.
Deito o corpo mole no banco de madeira e espero, espero, espero. Os pensamentos a rodopiar na mente, a pele quente e a suspirar por humidade. No teto umas luzinhas em formato diamante iluminam os meus sonhos despertos. Como um colar de pérolas, as gotas de suor vão se perfilando na minha testa e na minha barriga. Terminado o tempo e com uma cascada de água a escorrer da pele saio do cocoon da sauna para me enfiar de uma assentada e sem piedade na piscina de água fria. O contraste faz acordar cada centímetro do meu corpo, revoluciona a circulação e sinto um formigueiro de prazer nas pernas e nos braços. Passo à piscina infinito exterior ligeiramente aquecida e dou umas braçadas com vista para o vale verde e a copa das árvores. Libertador. Depois de mais uns mergulhos de renascimento acabo na espreguiçadeira de descanso, para uma sessão de 10 minutos de repouso. O programa de hoje inclui três repetições que alternam os períodos de descanso entre o calor da sauna e o frio da água. Hidroterapia.
Agora o meu corpo e a minha mente estão prontos para o ritual da massagem. Os músculos estão relaxados e no cérebro já não rodopiam tarefas inacabadas e listas de coisas por fazer. Para a massagem passo à cabine privada, uma hora de ondas, amassamentos e estiramentos. Os pontos de tensão, os tendões, os músculos são alvo de mimo e cuidado. Saio em transe. A pele vermelha e os olhos ensonados. Entretanto anoiteceu e resolvo dar um mergulho de despedida na piscina exterior agora coberta com o manto escuro da noite e das estrelas.
Três horas de relaxamento no spa fizeram-me tão bem como uma semana inteirinha de férias. Descanso merecido.
Preço: uma massagem de uma hora no Spa do Hotel Conrad custa 89 euros e inclui o relaxamento na sauna e spa. Outros detalhes interessantes:
No vestuário aguarda um cacifo com chinelos, toalha e roupão de luxo, interior em algodão turco e o exterior em algodão acetinado.
Em várias zonas do spa aguardam águas aromáticas geladas, infusões e toalhas.
A piscina de água fria tem uma temperatura entre os 15 e os 17 graus.
As piscinas de relaxamento e jatos de água têm uma temperatura que varia entre os 31 e os 33 graus.
A piscina exterior tem cerca de 27 graus.
Para mais informação e reservas, por favor, consulte:
Conrad Spa - Conrad Algarve
Direção: Estrada da Quinta do Lago, 8135 - 106 Almancil, Portugal
Tel. (+351) 289 350 831
Página Web: http://www.conradalgarve.com
Aqui ficam algumas fotografias tiradas com o Iphone, escondido no bolso do meu roupão. Tentei escolher ângulos sem pessoas, para respeitar a sua privacidade.
Commentaires