The Royal Spa no Douro Royal Valley
O Avenida Chique foi experimentar o espaço de saúde e bem estar "The Royal Spa", no Douro Royal Valley com panorâmicas vistas sobre o verde rio...
O Douro é rio, é gente e é vinho. E é, também, uma mistura de paisagens que vão desde as escarpadas encostas de xisto, moldadas aqui e ali pelo titânico esforço do homem em socalcos carregadinhos de videiras e uvas, até ao Douro Verde, dos bosques, dos campos amanhados, do milho, do granito, do vinho verde e dos canaviais.
O Douro Royal Valley, Hotel & Spa é um edifício contemporâneo, de linhas modernistas e estéreis, onde sobressaem o branco e o cristal. Emerge da paisagem verde, como uma sugestão de contornos de um navio ancorado na margem do rio. O hotel está construído em socalcos e dispõe de 70 quartos amplos, dos quais, 6 suites pensadas para famílias. Oferece experiências gastronómicas assinadas pelo Chef Bráulio Portugal no restaurante “Palato D’Ouro”, spa e ginásio, atividades de lazer, salas de reuniões e uma piscina-infinito de cortar a respiração.
A vista panorâmica para o rio está presente em todos os quartos e zonas sociais, restaurantes, bares, piscina, ginásio e até do spa. Diz-me Rudi Azevedo, o diretor de marketing do Douro Valley, que “não há lugar neste hotel onde não se veja o rio” e é verdade, porque esta frase não me saiu da cabeça e andei a comprovar em todas as zonas, se era verdade. E, sim, é verdade. A arquitetura interior do Douro Valley Spa & Resort, impacta pelo domínio do espaço, as paredes brancas de teto alto convidam à evasão e ao recolhimento. Para quem gosta de arquitetura moderna, espaços estéreis e de tipo loft, este é o lugar indicado.
The Royal Spa
A minha estância no Douro Royal Spa foi abençoada por chuva incessante. Este contratempo metereológico pode incomodar a maior parte dos viajantes, mas não a mim, que aproveito o mau tempo para experimentar as bondades do spa ao mesmo tempo que desfruto do concerto das gotas da chuva a burilar contra as janelas.
O “The Royal Spa” conta com uma zona de águas com duas piscinas interiores, uma com jatos bem aquecida e com propriedades relaxantes e outra um pouco mais fresca para nadar. O espaço conta quatro salas de tratamento para massagens e tratamentos de assinatura, ginásio e uma sala de relaxamento com panorâmicas vistas sobre o rio.
Para além das massagens e envolvimentos corporais, o menu de tratamentos inclui faciais com técnicas e produtos da prestigiosa marca Germaine de Capucini. A zona social do spa dispões de um bar-lounge onde é possível degustar sumos detox e chás revitalizantes.
Depois de trocar de roupa no amplo vestuário, fui logo mergulhar na piscina de jatos aquecida. Há algo de extraordinário em submergir em água quente, enquanto, lá fora chove torrencialmente. Bem haja este sentimento de calma e de aconchego.
Passado uma boa meia hora, chegou o momento da minha massagem. A terapeuta acompanhou-me ao andar de cima onde se localizam as salas de tratamento e a zona de descanso. A sala de tratamentos estava decorada de forma simples. Apenas a marquesa central e poucos adereços, em sintonia com a decoração minimalista do Hotel. O branco das paredes da sala “Terra” estava envolvido por uma luz verde, quase espectral, de cromoterapia. As salas espaçosas em azulejo branco criam um ambiente estéril que quase faz lembrar as termas terapêuticas neoclássicas das décadas de 40. Curioso, como uma arquitetura minimalista é capaz de ir buscar referências ao passado e renová-las com o perfume do tempo de hoje.
Depois, desliguei. Fiz uma massagem relaxante e terminei num estado tão "zen", que foi difícil acordar. Felizmente, conduziram-me à sala de relaxamento onde pude descansar com o olhar absorto nas águas do Douro. Serviram-me um lanchinho mimoso, com uma infusão e uns bolinhos. Estava outra vez de bem com a vida!
O Douro Royal Valley, Hotel & Spa, é um dos mais recentes cinco estrelas que vierem enriquecer a oferta hoteleira de qualidade da região. Para quem vem do Porto e quer fazer uma rota em diferentes hotéis e zonas do Douro, esta é a sua primeira paragem. Vale a pena, porque a partir de aqui, todos os hotéis são de tipo tradicional e com charme de quinta antiga. Neste caso, a arquitetura não é a típica da região, mas por isso mesmo, provavelmente será do deleite de um público com gosto moderno e cosmopolita.
Leia ainda o post dedicado ao hotel Douro Royal Valley, Hotel & Spa e às diferentes atividades (ler aqui)
Para mais informação:
Douro Royal Valley, Hotel & Spa
Endereço: Portela do Rio Pala · Ribadouro, 4640-400 Baião
Telefone: +351 255 070 900
Fax: +351 255 070 929
E-mail: reservas@douroroyal.com
Página Web: Http://www.douroroyal.com
Coordenadas GPS: N 41º6’5.652” · W 8º5’25.79”