Os devora almas de Philip Jackson. Exposição imperdível no Conrad Algarve
A galeria de arte do Conrad Algarve tem, em exibição temporária, as esculturas do famoso artista britânico Philip Jackson. A vernissage de inauguração foi no dia 23 de Julho e reuniu a várias caras conhecidas da sociedade portuguesa e estrangeira, residente no Algarve. Para a apresentação das esculturas de Jackson, o Conrad Algarve organizou uma festa repleta de surpresas, mais própria de um espetáculo do Cirque du Soleil.
Fotografia: Avenida Chique
No foyer do hotel esperavam-nos trapezistas pendurados num tecido branco, a metros de altura. A figura da bailarina-trapezista sustinha-se num sopro de vertigem, o limiar da existência das asas do desejo de Wenders. Misteriosos figurantes com trajes do carnaval de Veneza e máscaras tétricas passeavam-se pelos convidados. Bailarinos pós-modernos envoltos em jogos de luzes, uma bonita DJ e música clássica interpretada ao vivo, contribuíram para a criação de uma noite mágica de inspiração veneziana.
A escolha do cenário nostálgico do carnaval de Veneza para apresentar as obras de Jackson, prende-se com o facto de algumas das esculturas lembrarem a beleza das máscaras sem identidade, resguardadas pelos seus chapéus de tricórnio. Outras, são figuras esguias e femininas, como a “Last Ball of Summer”, uma bela mulher que desaperta o vestido longo e que parece saída da obra em "busca do tempo perdido" de Marcel Proust.
A trapezista na vernissage do Conrad Algarve.(Fotografia: Avenida Chique)
Mas como não só de arte vive o homem, para agasalhar os estômagos o Conrad Algarve preparou uma série de hor d'oeuvres e pequenos snaks inspirados na Bella Italia. No terraço com vista para a piscina premiada em 2014 pelo TripAdvisor, estavam dispostas várias estações de cozinha ao vivo com alguns dos melhores chefs do resort. Ivan Tronci, o Chef executivo do restaurante Gusto, preparou com movimentos cénicos um risotto vegetariano numa enorme panela, vigiado pelo olhar atento das esculturas.
Nesta exposição podemos encontrar, quer esculturas em bronze de grande altura com quase dois metros e meio, quer pequenas figuras de 40 centímetros. A Galeria ArtCatto foi a responsável por trazer a exclusiva obra de Philip Jackson a Portugal. As peças têm preços astronómicos. Para que tenha uma ideia, as pequenas figuras custam cerca de 33.000 euros e as grandes esculturas, terão um valor que apenas pertence ao segredo dos deuses. Dizem os entendidos, que Philip Jackson é, atualmente, um dos mais seguros investimentos em arte contemporânea. Para mim, que dou mais importância ao valor estético e proposta conceitual da obra, devo dizer que fiquei fascinada com a intrigante aura das esculturas.
Algumas delas, em especial aquelas que usam as máscaras ou que não têm olhos esculpidos, exercem sobre mim um estranho magnetismo. É como se, de repente, essas figuras sem identidade se apoderassem de nós e devorassem a nossa alma. A obra de Jackson tem este poder magnético. Não somos nós a olhar as estátuas, são elas que nos olham. Se residir ou estiver de férias no Algarve, não perca a oportunidade de visitar esta exposição das estátuas “devoradoras de almas”.
A obra de Jackson é sobejamente conhecida na cena de arte internacional. Um dos seus trabalhos mais recentes é a estátua em honor a Mahatma Gandhi que orna a praça do Parlamento Britânico e que foi inaugurada por David Cameron, o primeiro ministro do Reino Unido. Jackson já recebeu vários prémios internacionais e é autor de importantes monumentos públicos como o tributo “The Bomber Command” no Green Park em Londres ou a estátua equestre da Rainha Isabel, que orna os jardins de Windsor.
Para mais Informação:
Telefone: (+351) 289 419 447
E-mail: info@artcatto.com
Página Web do Hotel Conrad Algarve: http://www.conradalgarve.com/en/home.html
O escultor Philip Jackson. A obra "The Grandees" em bronze, com altura de 242 cm.
(Fotografia: Conrad Algarve)
O Chef Ivan Tronci elabora o risotto vegetariano com movimentos também artísticos!
(Fotografia: Avenida Chique)
(Fotografia: Avenida Chique)
(Fotografia: Avenida Chique)
(Fotografia: Avenida Chique)
(Fotografia: Avenida Chique)
O magistrado, "The Magistrate" , em bronze, altura 218 cm. (Fotografia: Conrad Algarve)
(Fotografias: Conrad Algarve)
A minha favorita, a beleza eterna da figura feminina.
"Last Ball of Summer" Edição 8 em Bronze, altura 206 cm.
(Fotografia: Conrad Algarve)
Créditos: As fotografias assinaladas foram gentilmente cedidas pelo Conrad Algarve.