Pepper's Steakhouse. Restaurante de carne premium. Marina de Vilamoura.
Estamos no princípio de Abril, caminhando ao pôr do sol pelo passeio da Marina de Vilamoura. Os mástiles dos barcos ondulam e chilreiam como pássaros ao sabor do vento suave. As luzes vão-se diluindo na água, aquarelas em tons violetas, enquanto o manto da noite se acomoda. Regresso ao meu hotel depois de uma caminhada pré jantar, comprei alguns souvenirs típicos e tomei um gin-tonic num bar nórdico ao lado dos barcos. Volto feliz e com apetite. Hoje, a reserva foi feita na steakhouse do Tivoli Marina Vilamoura, o Pepper's.
Pepper's faz alusão direta à pimenta, a especiaria mais indicada para realçar o sabor da carne. Quem o diz não sou eu, senão os famosos irmãos franceses Michel e Sebastién Bras, galardoados com três estrelas Michelin. A pimenta foi outrora uma especiaria cobiçada, utilizada como moeda de troca e oferecida como bem precioso. Começou a ser utilizada na gastronomia europeia no século XIV, ao ser introduzida nas rotas das especiarias originárias em Ceilão. No contexto dos Descobrimentos Portugueses, Vasco da Gama realizou uma expedição à costa de Malabar, na Índia e introduziu a Pimenta (de aí o nome "Pimenta-do-reino", um "rebranding" da altura) como um dos produtos mais lucrativos da importação e distribuição feita pelos barcos lusitanos.
Há portanto uma dupla intenção em chamar Pepper's ao restaurante insígnia do Tivoli Marina de Vilamoura, obviamente é uma das especiarias essenciais para a degustação da carne e porque o próprio edifício lembra um navio ancorado no princípio da marina. No nome desta steakhouse há um tributo subliminal ao histórico comércio português das especiarias do oriente.
Hoje em dia, o Infante que reina nas cozinhas do Tivoli Marina Vilamoura é André Basto, o chef executivo, responsável pela supervisão e atualização de todos os conceitos gastronómicos do hotel. O chef responsável pelo Pepper's é João Silvestre, homem da Covilhã, já com residência de 12 anos no Tivoli Hotel & Resorts. Encontrei a ambos a saudar os clientes e a (pre)ocuparem-se se os pratos estavam ao gosto, se o serviço era feito com rigor, se tudo estava a sair como desejado. Gosto quando o chef sai da cozinha e saúda pessoalmente cada mesa, cada comensal. Demonstra humildade, mas também uma enorme vontade de melhorar, de aprender, de estar em contato com o cliente, aprender dele e crescer com as críticas. Estes pequenos-grandes gestos dizem muito de um profissional e da filosofia da cozinha.
A steakhouse estava cheia. Mesas repletas de turistas e algum que outro casal português. A maior parte dos comensais são hóspedes do Tivoli Marina Vilamoura ou dos hotéis circundantes, outros, atraídos pelo bom nome do restaurante. Se agora, que ainda estamos em temporada média já existem tantas mesas, imagine em pleno Julho ou Agosto, é imperativo reservar.
Chef André Basto e Chef João Silvestre, Pepper's steakhouse, Tivoli Marina Vilamoura.
Numa steakhouse, a carne é rainha, o resto é quase acessório. No Pepper's encontramos uma seleção de bons cortes originários da Escócia, Estados Unidos e também algumas carnes de denominação portuguesa como a Mirandesa ou a Mertolenga. Para quem gosta de comparar diferentes sabores, recomenda-se a escolha das tábuas com mistos de carne, elaboradas com seleções variadas. Se optar por uma variedade única, pode escolher entre um "t-bone de borrego com crosta de broa e ervas", um "rib eye steak maturado" ou seja um saboroso bife de acém com um período de maturação não inferior a 21 dias, um "lombinho de porco bísaro", um entrecôte "black angus", os hambúrgueres ou a "costeleta Mirandesa", entre outras iguarias.
Provámos e recomendo, o entrecôte black angus e o rib eye maturado, este último estava realmente espetacular. A carne é de tal qualidade que não precisa acompanhamento, só um toque de sal e claro, a pimenta. Mas se você for como o meu marido que precisa de uma "enormidade" de molhos e acompanhamentos para ser "gastronómicamente feliz", não tema, porque veio dar ao sítio certo. Pedimos o molho de três pimentas, o chimichurri argentino e o béarnaise, mas havia mais opções. Para acompanhamentos, vieram os espargos salteados e crocantes, o esparregado meloso e uma salada fresca de folhas verdes. Mas a escolha foi difícil, na carta existem, nem mais, nem menos, 16 diferentes tipos de acompanhamento, dos mais clássicos aos originais como a "batata doce com natas".
O elixir de baco escolhido para fazer jus ao sabor das iguarias foi o tinto Monte das Peceguinhas, produzido em Albernôa, Alentejo na Herdade da Malhadinha Nova. O sabor deste vinho regional elaborado com aragonês, touriga nacional e syrah tem o dom de me transportar ao silêncio das planícies alentejanas e recordar a maravilhosa experiência de enoturismo que vivi na Herdade da Malhadinha. Em cada rótulo aparece um desenho elaborado pelos filhotes da família que rege a herdade da Malhadinha.
Nesta crónica gastronómica ando com as prioridades ao contrário. Perdoem-me. Falei dos pratos principais antes de mencionar as entradas. Foi a propósito, porque numa steakhouse o que se quer é que a carne seja a estrela, tudo o resto não deixa de ser paisagem. Neste departamento pedimos um salmão fumado acompanhado de tártaro de salmão fresco, pickles caseiros e molho de eneldo, mostarda e mel. Os couverts também estavam deliciosos, uma cestinha com variedade de pão, trilogia de manteigas, pimentos de padrón, creme de cogumelos e de pimentos fumados.
Não encha o estômago, é importante guardar espaço para as propostas doces. No capítulo das sobremesas, o chef João Silvestre recomenda-nos o "Ananás flambé em brandy com gelado de coco" ou o "Peppers and Sweet" uma interessante combinação de texturas de citrinos do Barrocal algarvio, pastel de nata e brownie de chocolate com creme de baunilha.
Os preços correspondem à qualidade da carne e à situação privilegiada na Marina de Vilamoura, uma média de 90 euros por casal com vinho incluído.
The Rat Pack
Definitivamente o Pepper's pertence ao clube das boas steakhouses do Algarve, um grupo seleto onde destaco também o Bovino na Quinta do Lago, o Parrilla Natural e o Gourmet Natural em Almancil, o Moon e o Wildfire em Vilamoura, que têm demostrado ano atrás de ano uma aposta séria na qualidade da carne, a seleção cuidada dos fornecedores e um serviço exemplar.
Já agora, quando visitar o Pepper's aproveite para terminar a noite em grande com um cocktail elaborado no bar contíguo, que lembra um deck de um navio. Dentro, há quase sempre música ao vivo e no terraço uma vista soberba sobre a Marina de Vilamoura. Que mais se pode pedir?
Restaurante Pepper's Steakhouse
Tivoli Marina Vilamoura
Marina de Vilamoura, 8125-901 Quarteira
Telefone: 289 303 303
Créditos Fotográficos: Avenida Chique Acompanhe o Avenida Chique no Facebook, no Instagram, no Twitter e no Google+!
#beststeakhousealgarve #BovinoSteakhouse #restaurantebovino #QuintadoLago #ChefWagnerClebis #NewYorkStrip #Picanha #SmitheWollensky #GordonRamsay #PeterLuger #TemplodaCarne #LázaroRosaViolan #CocinaNatural #GourmetNatural #PostaMirandesa #TivoliHotels #TivoliMarinaVilamoura #VilamouraWorld #MarinadeVilamoura #OmelhorrestaurantedaMarinadeVilamoura #RestaurantePeppersSteakhouse #minorhotels #TivoliHotelsResorts #gastronomia #restaurantesdecarne #raçamertolenga